Notícias

Img

Hoje se comemora o Dia Internacional do Voluntário. A data foi instituída, em 1985, pela Organização das Nações Unidas – ONU. A intenção era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo.

No Brasil, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, realizada em 2017, cerca de 7,4 milhões de pessoas fizeram trabalho voluntário. Esse total representa o equivalente a 4,5% da população de 14 anos de idade ou mais. O aumento foi de 12,9%, em comparação a 2016.

O trabalho voluntário considerado pela pesquisa é aquele realizado de forma não compulsória, por pelo menos uma hora por semana, sem receber benefícios em troca. Ainda segundo a pesquisa, o perfil dos voluntários no país é prioritariamente de mulheres que têm uma série de atividades extras, além de trabalhos e afazeres domésticos. Os que desenvolviam atividades voluntárias em 2017 eram 5,1% das mulheres e 3,5% dos homens.

Os dados apontam ainda que a maioria dos que desempenham trabalho de voluntariado mantém vínculos com instituições, 91% do total. Pelos dados, 79,8% das pessoas que realizaram trabalho voluntário o fizeram em congregação religiosa, sindicato, condomínio, partido político, escola, hospital ou asilo.

Programa Viva Voluntário

O próprio governo federal criou um programa voltado para o incentivo a ações voluntárias, o Viva Voluntário. O objetivo do projeto é reunir esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento das pessoas em ações transformadoras da sociedade. O programa conta com a parceria da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP).

O Viva Voluntário incentiva o desenvolvimento de uma cultura do voluntariado e de educação para a cidadania por meio de uma plataforma online que conecta voluntários e organizações. Na Plataforma do Voluntariado, gerenciada pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, estão disponíveis oportunidades de trabalho voluntário, cursos e capacitações tanto para os voluntários quanto para as organizações. A ferramenta indica como cada atividade de voluntariado está contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, como educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

Além do programa, o governo homologou também as diretrizes para o trabalho voluntário realizado por alunos do ensino básico e do ensino superior. As diretrizes definem as regras para que instituições de ensino e seus alunos contabilizem o tempo utilizado com trabalho voluntário no currículo escolar.
Definidas pelo Conselho Nacional de Educação, elas servirão para conscientizar o estudante do seu papel como cidadão, com responsabilidade cívica e social, além de fomentar a cultura da paz e do respeito ao bem comum. A ideia é estimular o desenvolvimento do currículo social do aluno.

Remodal