Notícias

Img

Nesta quinta-feira (18) acontece no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o lançamento regional do programa Viva Voluntário. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Voluntariado, resultado da parceria entre a Casa Civil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para promover o trabalho voluntário no Brasil.

O evento de lançamento da iniciativa em Brasília contará com a presença das principais organizações da sociedade civil da região, bem como de representantes do poder público, do PNUD e de empresas interessadas em promover o tema entre seus funcionários.

A principal ferramenta do projeto é a Plataforma Viva Voluntário, no ar desde 28 de agosto. A página, que funciona em formato de rede social, cruza os interesses e habilidades de cada cidadão com as ofertas de trabalho voluntário disponíveis em sua região.

Além de celebrar o Viva Voluntário, o evento é uma oportunidade de trocar informações com instituições e pessoas interessadas no tema e de saber mais sobre o programa. A cerimônia terá início às 14h30 e no Auditório Celso Furtado do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento é aberto ao público.

Junto com Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Boa Vista, Brasília foi escolhida como uma das cidade-sede do programa Viva Voluntário. O Distrito Federal contará com uma equipe dedicada à sensibilização de Organizações da Sociedade Civil, do Setor Público e de empresas locais para que promovam e participem de atividades de cunho social nas comunidades em que estão envolvidas.

Programa Viva Voluntário

O Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o PNUD, que reúne esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento dos cidadãos em ações transformadoras da sociedade. O projeto cria ferramentas que fomentam o desenvolvimento de ações voluntárias e de educação para a cidadania.

ANUP participa de projeto

A Associação Nacional das Universidades Particulares  firmou um Memorando de Entendimento com o PNUD para apoiar o programa Viva Voluntário de diversas formas. A ideia, segundo a gerente de Responsabilidade Social da ANUP, Julia Jungmann é incentivar as IES a cadastrarem vagas de voluntariado na plataforma, ajudá-las a incentivar os alunos a também se tornarem usuários da plataforma buscando vagas de trabalho voluntário. Além de orientar e apoiar as IES que queiram desenvolver mecanismos de reconhecimento e incentivo aos estudantes e a comunidade acadêmica que desempenharem essas atividades.

Julia Jungmann lembra que a Anup tem a capacidade de contribuir para o fortalecimento das ações sociais dessas universidades, para que estas, por sua vez, formem profissionais mais responsáveis socialmente e com maior engajamento cívico. “Sem dúvidas, a prática de atividades de voluntariado dá condições para o florescimento dessas características e assim, teremos profissionais no mercado de trabalho mais sensíveis aos problemas sociais e dispostos a reduzir essas desigualdades”, finalizou ela.

Remodal