Notícias

Img

Na hora de conseguir uma colocação profissional melhor, o diploma de curso superior ainda é um diferencial no mercado de trabalho. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o estudo, a diferença salarial média entre o brasileiro com e sem diploma é a maior entre os 40 países analisados. A pesquisa também mostra que o impacto dos estudos é ainda maior nos candidatos com pós-graduação. Caso da Marianna Sampaio, que se tornou gerente do setor que trabalhava, após ter concluído a especialização em saúde coletiva. Marianna conta que já trabalhava no local, mas quando terminou a especialização foi convidada a assumir o cargo de gerência. “ A titulação que tenho hoje me permite estar no lugar que eu tô, porque do contrário eu não poderia me candidatar a vaga de gerência sem um nível superior, uma especialização para assumir uma responsabilidade de gestão”, defendeu.

O estudo também revelou que a taxa de desemprego dos profissionais graduados é 40% inferior à daqueles que não tem curso superior. Para a gerente de Recursos Humanos, Bárbara Monteiro, o candidato com diploma tem mais chances de ser absorvido pelo mercado de trabalho. Ela alerta para que o candidato não se acomode e continue se especializando. “As especializações têm um peso forte hoje, até porque hoje em dia está mais fácil ter graduação, então hoje o diferencial maior está nos MBAs, está nas especializações ou cursos específicos daquela área técnica”, pontuou.

Mas mesmo que o diploma de curso superior garanta mais oportunidades de trabalho e o aumento dos ganhos, também é importante buscar satisfação pessoal. Isso é o que defende o terapeuta ocupacional Rudjery Parente que conseguiu, com a ajuda da especialização, atuar na área que sempre desejou. “A vida é feita de escolhas, as vezes a gente escolhe um caminho que nem sempre é aquele, mas a gente tem a possibilidade de escolher um outro, o importante é você fazer o que gosta, porque dessa forma você faz bem”, finalizou.

Remodal