Notícias

Img

O presidente Michel Temer homologou nesta terça-feira, 28, as diretrizes para o trabalho voluntário a ser realizado por alunos do ensino básico e do ensino superior. As diretrizes definem as regras para que instituição de ensino e seus alunos contabilizem o tempo utilizado pelo aluno no preparo para o exercício da cidadania e no efetivo trabalho voluntário.

Definidas pelo Conselho Nacional de Educação, as diretrizes vão servir para conscientizar o estudante do seu papel como cidadão, com responsabilidade cívica e social, além de fomentar a cultura da paz e do respeito ao bem comum. O programa conta com a parceria da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP).

As diretrizes do voluntariado na área da educação recomendam que as Instituições de Ensino Superior estimulem as atividades voltadas para o voluntariado, sempre observando as necessidades das comunidades locais e os segmentos da sociedade que se encontram em vulnerabilidade social.

As instituições de ensino básico e de nível superior deverão fomentar ações de voluntariado que sejam articuladas aos currículos. A ideia é estimular o desenvolvimento do currículo social do aluno.

Plataforma
Para participar do programa, os interessados, entre eles instituições de ensino e estudantes, vão utilizar uma plataforma digital já disponibilizada pelo governo no programa Viva Voluntário, lançado no ano passado, e que pretende atingir a área pública, o terceiro setor e a iniciativa privada. As informações podem ser acessadas no endereço endereço www.vivavoluntario.org.br.

A plataforma será gerenciada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e vai incentivar as ações de voluntariado em todo o país, facilitando a interação entre quem quer se voluntariar e quem precisa dessas ações. Também servirá como um canal direto entre os participantes desse processo. Lançada hoje, a plataforma vai começar em cinco cidades-piloto: Brasília, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Boa vista, uma em cada região do país

Prêmio

No dia em que se comemora o trabalho voluntário, o governo homenageou os primeiros ganhadores do Prêmio Viva Voluntário. Criada no ano passado, a iniciativa pretende incentivar o engajamento social e a participação dos cidadãos em ações que possam transformar a sociedade. Receberam a premiação seis entidades dividas entre as categorias da sociedade civil, empresarial e setor público e duas lideranças de projetos de voluntariado.

Remodal