Instituição Parceira da Primeira Infância

Sobre o programa

Sabendo o quanto os primeiros seis anos de vida de uma criança são determinantes para o seu futuro e o investimento nessa fase é fundamental para o desenvolvimento do país, a ANUP Social desenvolveu um programa próprio de responsabilidade social voltado para o Desenvolvimento na Primeira Infância. Para isso, a associação firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Cidadania e Ministério da Educação visando a promoção de atividades acadêmicas voltadas para essa temática nas Instituições de Ensino Superior.

A principal ação tem sido sensibilizar as instituições para que insiram nos seus currículos a disciplina sobre o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância, desenvolvida pela ANUP em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, uma vez que a temática, que é contemplada na legislação como prioridade absoluta (LEI Nº 13.257/2016), está longe de ser tratada como se deve no ensino superior brasileiro.

No Brasil a ANUP ainda tem buscado firmar parcerias com os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) para ações concretas que atendam ao desenvolvimento integral na primeira infância. No âmbito do poder executivo a ANUP é parceira do Programa Criança Feliz, comandado pelo Ministério da Cidadania. No legislativo, a associação acompanha e participa do trabalho realizado pela Frente Parlamentar da Primeira Infância. Já no âmbito do poder judiciário, a ANUP se tornou signatária do Pacto Nacional pela Primeira Infância, firmado com o Conselho Nacional de Justiça.

A ANUP, enquanto associação representante de centenas de Instituições de Ensino Superior, que juntas atendem mais de dois milhões de alunos, espera contribuir de maneira significativa para a sensibilização de discentes e docentes das mais diversas áreas do saber, a fim de formar uma geração com o olhar mais atento à primeira infância, tema fundamental para o pleno desenvolvimento humano e para a sociedade como um todo.

Para saber mais sobre o programa e como obter o selo Instituição Parceira da Primeira Infância, leia o nosso guia aqui: [Guia – Instituição Parceira da Primeira Infância]

Objetivos

Educação de Qualidade

Este programa está relacionado a alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas. De acordo com o ODS 3, até 2030, queremos garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam prontos para o ensino primário.

Saúde e bem-estar

Seguindo a ODS 4, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Luta contra a desigualdade

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Como participar

ANUP_social-passo-11

Preencha a carta de adesão em anexo, registrando os compromissos que irá assumir ao se tornar uma Instituição Parceira da Primeira Infância. A carta deve ser assinada pelo dirigente máximo da instituição;

ANUP_social-passo-22

Preencha esse formulário digital e anexe a carta do link abaixo;

ANUP_social-passo-33

Após a análise de adesão, a instituição receberá a Unidade Curricular com o tema desenvolvimento na primeira infância, feita em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. O material poderá servir de apoio para as ações que serão promovidas.

Documentos

Guia para a obtenção do Selo Instituição Parceira da Primeira Infância