Sabendo o quanto os primeiros seis anos de vida de uma criança são determinantes para o seu futuro e o investimento nessa fase é fundamental para o desenvolvimento do país, a ANUP Social desenvolveu um programa próprio de responsabilidade social voltado para o Desenvolvimento na Primeira Infância. Para isso, a associação firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Cidadania e Ministério da Educação visando a promoção de atividades acadêmicas voltadas para essa temática nas Instituições de Ensino Superior.
A principal ação tem sido sensibilizar as instituições para que insiram nos seus currículos a disciplina sobre o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância, desenvolvida pela ANUP em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, uma vez que a temática, que é contemplada na legislação como prioridade absoluta (LEI Nº 13.257/2016), está longe de ser tratada como se deve no ensino superior brasileiro.
No Brasil a ANUP ainda tem buscado firmar parcerias com os três poderes (executivo, legislativo e judiciário) para ações concretas que atendam ao desenvolvimento integral na primeira infância. No âmbito do poder executivo a ANUP é parceira do Programa Criança Feliz, comandado pelo Ministério da Cidadania. No legislativo, a associação acompanha e participa do trabalho realizado pela Frente Parlamentar da Primeira Infância. Já no âmbito do poder judiciário, a ANUP se tornou signatária do Pacto Nacional pela Primeira Infância, firmado com o Conselho Nacional de Justiça.
A ANUP, enquanto associação representante de centenas de Instituições de Ensino Superior, que juntas atendem mais de dois milhões de alunos, espera contribuir de maneira significativa para a sensibilização de discentes e docentes das mais diversas áreas do saber, a fim de formar uma geração com o olhar mais atento à primeira infância, tema fundamental para o pleno desenvolvimento humano e para a sociedade como um todo.
Para saber mais sobre o programa e como obter o selo Instituição Parceira da Primeira Infância, leia o nosso guia aqui: [Guia – Instituição Parceira da Primeira Infância]