Rede Mondó

Idealizada e realizada pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), a Rede Mondó é formada por um grupo de pessoas e organizações multidisciplinares com o propósito de impulsionar o desenvolvimento local no Arquipélago do Marajó, no Pará. É a ANUP quem dialoga com a iniciativa privada e o poder público buscando iniciativas que vão contribuir com a transformação das escolas marajoaras em Plataformas de Soluções Sociais. A ANUP acredita que as soluções dos desafios sociais em um país desigual como o Brasil estão no acesso à educação e a uma vida digna.

O trabalho de campo em terras marajoaras foi iniciado em junho, após uma série de reuniões digitais, para fazer uma prévia apresentação da Rede Mondó a gestores públicos, gestores escolares, conselhos municipais, OSCs, instituições religiosas, instituições de ensino superior, gestores de saúde, associações municipais e universitários.

O ponto de partida do diagnóstico foi o município de Breves, definido como cidade-piloto do programa da Rede Mondó. Dos 16 municípios que integram o Marajó, Breves é o mais populoso (100 mil habitantes) e o de economia mais dinâmica. Em contraponto, aparece nas estatísticas de desenvolvimento humano em condições desfavoráveis.

A Rede Mondó acredita que é no acolhimento do universo escolar de onde vão partir as soluções para transformar a comunidade local e o mundo lá fora. Para isso, a ideia é transformar escolas básicas do arquipélago em Plataformas de Soluções Sociais. Dessa forma, as escolas serão espaços de conexão com a população local para discutir desenvolvimento.

A Rede Mondó tem como slogan Pertencer & Impulsionar e está em seu DNA desenvolver o programa junto com a comunidade local, que é a verdadeira protagonista do território e conhecedora dos problemas locais. O desenvolvimento do programa acontece junto com eles, num processo de cocriação e geração de pertencimento. Afinal, ninguém melhor do que a própria comunidade para expressar seus desafios, sonhos e desejos.

 

Parceiros

Img