A ANUP nasceu para lutar pelos direitos das instituições de ensino superior particulares e, ao longo do anos, vem trabalhando também para construir um diálogo com os três poderes, permitindo a interlocução entre as duas partes. Desde a criação da associação, todas as gestões atuaram nesse sentido e contribuíram, o máximo que pode, para melhorar o ensino superior no Brasil.
Criação da ANUP por iniciativa dos reitores da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC); Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Universidade Brás Cubas (UBC), Universidade de Marília, Universidade Paulista (UNIP), Universidade Gama Filho (UGF), Universidade Camilo Castelo Branco (UCB), Universidade de Alfenas (UNIFENAS) e Universidade de Guarulhos (UnG).
Assumem a presidência e vice-presidência, os professores Antonio Veronezi e Wellington Moreira Pimentel.
Professor Antonio Veronezi é eleito presidente novamente e o professor Milton Teixeira é o vice-presidente.
Professor Antonio Veronezi continua na presidência e o professor Maurício Chermann assume a vice-presidência.
Professor Maurício Chermann é eleito presidente e tem como vice os professores Sérgio de Moraes Dias, Abib Salim Cury e Lauro Zimmer.
ANUP participa das discussões que levaram à criação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96)
Professor Maurício Cherman continua na presidência e os professores Sérgio de Moraes Dias, Henrique Varézio e Mário Veiga de Almeida.
Professor Maurício Chermann é reeleito presidente e os professores Sérgio de Moraes Dias, Paulo Alcântara Gomes e Márcio Mesquita Serva vice-presidentes.
A presidência passa para o professor Heitor Pinto e Silva Filho, e os professores Paulo César de Oliveira Lima, Abib Salim Cury e Rubens Lopes da Cruz são eleitos vice-presidentes.
Os professores Heitor Pinto e Silva Filho e Abib Salim Cury continuam na presidência e vice-presidência.
Associação participa dos debates da criação da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei 10.861/04)
Os professores Abib Salim Cury e Rubens Lopes da Cruz são eleitos presidente e vice-presidente.
Os professores Abib Salim Cury e Rubens Lopes da Cruz seguem na presidência e vice-presidência.
São eleitos presidente e vice-presidente os professores Altamiro Belo Galindo e Elizabeth Guedes.
Assumem os presidente e vice-presidente da ANUP, os professores Rubens Lopes da Cruz e Elizabeth Guedes.
Assumem os atuais presidente e vice-presidente da ANUP, os professores Elizabeth Guedes e Rubens Lopes da Cruz.
Foram eleitos a nova Diretoria e Conselhos Deliberativo e Fiscal para a gestão 2022/2025. Elizabeth Guedes (Fameg) foi reeleita como presidente tendo agora como vice-presidente Juliano Griebeler (Unopar). Leia mais
Foram empossados os novos integrantes da nova Diretoria e Conselhos Deliberativo e Fiscal para a gestão 2022/2025. Assumem Elizabeth Guedes, como presidente, e Juliano Griebeler vice-presidente. Veja mais aqui.
Protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) a petição inicial da da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81, com o objetivo de ver declarada a constitucionalidade da Lei nº 12.871/2013 (Lei do Mais Médicos), que trata da exigência de chamamento público para o funcionamento de novos cursos de Medicina. Saiba mais aqui.
2022
17 de outubro de 2022
O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou audiência pública, convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator, para coletar “subsídios técnicos e fáticos” a fim de subsidiar a decisão da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81. Saiba mais aqui.
2022
8 de novembro de 2022
A professora Elizabeth Guedes, presidente da ANUP, é nomeada conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Leia mais aqui.
2022
11 de novembro de 2022
Elizabeth Guedes, presidente da ANUP, toma posse como conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Leia Mais aqui.
A ANUP volta a integrar o Fórum Nacional de Educação (FNE) com a nomeação da professora Elizabeth Guedes como membro-titular. Confira detalhes aqui.
2024
29 de janeiro de 2024
Com três representantes – a presidente, Elizabeth Guedes, como membro-titular do Fórum Nacional de Educação (FNE), o vice-presidente, Juliano Griebeler, e a diretora executiva, Larissa Martino, respectivamente, como observadores –, a ANUP participou da Conferência Nacional de Educação 2024 (Conae). Leia mais aqui.
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a constitucionalidade do artigo 3º da Lei 12.871/2013, que estabeleceu que a abertura de novos cursos de medicina no país, assim como a autorização de novas vagas em cursos já existentes, precisa de chamamento público prévio. A decisão atende à Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81 da ANUP. Saiba mais aqui.
ANUP passa a integrar o Conselho Consultivo para o Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior (CC-Pares), que foi retomado pelo Ministério da Educação (MEC) para discutir o novo marco regulatório da Educação a Distância (EaD). A presidente da Associação, Elizabeth Guedes, é membro-titular do colegiado; o vice-presidente da ANUP, Juliano Griebeler, é o suplente. Confira a portaria aqui.
ANUP passa a contar com três representantes no novo Conselho Diretor do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj) para o triênio 2024-2027: Elizabeth Guedes, presidente da ANUP, assume o cargo de vice-presidente do Semerj; Juliano Griebeler, vice-presidente da ANUP, integra o Conselho Fiscal do Sindicato. Cláudia Romano, conselheira da ANUP, é a nova presidente do Semerj, sendo também a primeira mulher a assumir esta posição nos 43 anos de história da
2024
25 de outubro de 2024
Elizabeth Guedes, presidente da ANUP, foi reconduzida ao Conselho de Participação do Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil (FG-FIES) como membro titular. Ela representa as mantenedoras das Instituições de Ensino Superior (IES) cotistas do FG-FIES, sendo a única do setor a ocupar essa posição. Confira detalhes aqui.