Acreditamos que a educação pode mudar o mundo. Estar pronto para a escola – ou seja, chegar nesta etapa da vida com todo o seu potencial desenvolvido, é a base de tudo; é algo que exige um olhar atento e investimento intersetorial.
Começando pela gestação, passando pelas primeiras relações na vida, pela nutrição adequada e por uma boa saúde, até chegar à Educação Infantil. Dali, até o Ensino Superior, todas as etapas do processo formal de aprendizagem são de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor para todos.
Acreditamos que a criatividade, energia, empenho e disposição dos jovens, aliados à orientação e apoio de seus docentes, sempre dispostos a compartilhar seus ensinamentos e aprimorar sua atuação, podem ser importantes aliados na construção de novas soluções para os problemas que enfrentamos em nosso tempo.
Acreditamos também que essas novas soluções podem ser impulsionadas com a mescla de saberes das diferentes áreas do conhecimento, o trabalho em rede, diverso, que constrói parcerias entre múltiplos atores que buscam fazer a diferença por meio de seu trabalho, conhecimento e dedicação.
Essas crenças nos motivaram a criar este Desafio.
Estamos certos de que a conscientização e envolvimento do público universitário com a temática da Primeira Infância apresenta um grande potencial de promover as mudanças necessárias para incluí-la na pauta de empresas, do poder público (executivo, legislativo e judiciário), da rede pública de serviços (saúde, educação, assistência social etc.), de organizações da sociedade civil e dos cidadãos como um todo. Sobretudo, para promover aprimoramentos no modo como as famílias e primeiros educadores se relacionam com as crianças pequenas, bem como, na maneira como as cidades acolhem e inspiram os nossos bebês, crianças pequenas e seus cuidadores.