Notícias

Img

A biblioteca virtual da CAPES, Portal de Periódicos: http://www.periodicos.capes.gov.br/, oferece treinamento online para todas as áreas do conhecimento. Para abranger o maior número de interessados e aumentar a acessibilidade à comunidade científica, acadêmica e ao cidadão comum, o serviço passou a existir nesse formato, contudo – em casos excepcionais – ainda são ministrados treinamentos presenciais.

O treinamento online permite ao usuário conhecer o funcionamento dos sistemas de busca do Portal de Periódicos, as ferramentas disponíveis – buscar assunto, periódico, livro ou base. O treinamento é dividido em duas partes, a primeira explica o que é o site e qual o conteúdo da biblioteca virtual, suas características e o uso das ferramentas. Já a segunda refere-se às áreas do conhecimento e aborda semanalmente cada uma delas.

As inscrições são verificadas pela equipe de treinamentos do Portal de Periódicos, que monitora a emissão dos certificados. Estes são expedidos se o usuário participar de todo o processo online e utiliza, inclusive, tecnologias disponíveis para evitar tentativas de fraude.

Fabrícia Araújo, consultora da Coordenação-Geral do Portal de Periódicos (CGPP), conta que “há professores pedindo para os alunos entrarem no portal e fazerem o treinamento; é uma forma de atividade extracurricular”. Os cursos têm duração de três horas.

É possível também acessar um serviço de “Help Desk”, um trabalho voluntário oferecido por bibliotecários de instituições participantes do Portal, que auxiliam a equipe da Coordenação-Geral do Portal de Periódicos no atendimento aos usuários.

Estatísticas

Desde 2016, o Portal oferece cursos online voltados para a capacitação a distância. O treinamento online do Portal utiliza a tecnologia MConf, um serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. Os treinamentos de 2017 ocorreram entre os meses de fevereiro e dezembro e capacitaram 11.290 usuários, um aumento de 87% em relação ao programa no ano anterior.

Além disso, houve uma ampliação de 172% no número de turmas ofertadas, passando de 222 em 2016 para 604 em 2017. O salto numérico aponta para o fato de que as capacitações ocorreram em ambiente virtual, facilitando as inscrições e o treinamento propriamente dito.

Como se inscrever

Para se inscrever em um treinamento, o usuário deve fazer seu cadastro no MEU ESPAÇO: http://www.periodicos.capes.gov.br/ e confirmar seu cadastro. A confirmação é feita por meio do clique em um link encaminhado pelo Portal de Periódicos para o e-mail cadastrado.
Após confirmar o cadastro, o usuário precisa:

  1. Identificar-se no Portal de Periódicos com o login e senha cadastrados no MEU ESPAÇO;
  2. Acessar o menu TREINAMENTOS e localizar o treinamento na data e horário de seu interesse; e
  3. Clicar no título do treinamento para que as informações detalhadas e o botão SOLICITAR INSCRIÇÃO sejam exibidos.
  4. Esta ação permite também visualizar o cronograma de treinamento e materiais didáticos disponíveis.

O usuário pode acessar os conteúdos assinados pela CAPES desde que esteja identificado pelo IP da instituição participante. Além disso, encontrará à disposição os materiais de acesso livre, disponíveis no Portal de Periódicos para qualquer pessoa do país.

Atualmente, mais de 400 instituições de ensino e pesquisa participam do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP), da qual o Portal de Periódicos da CAPES é resultado. Este programa é oferecido pela Diretoria de Programas e Bolsas no país.

Veja o cronograma de treinamento do segundo semestre de 2018: http://www.periodicos.capes.gov.br/

Fonte: CAPES

Remodal