Notícias

Img

O trabalho voluntário é presente e muitas vezes desconhecido em várias partes do país. São diversas pessoas ajudando outras em prol de um bem comum. E essas pessoas nem sempre se conhecem. Para reunir esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento das pessoas em ações transformadoras da sociedade, além de incentivar e valorizar o trabalho voluntário, o Governo Federal criou o Programa Viva Voluntário. 

O Viva Voluntário pretende estabelecer um canal direto entre voluntários e organizações para que conheçam oportunidades de trabalho e possam participar, ambos, de cursos e capacitações. Com isso, se pretende incentivar o desenvolvimento da cultura do voluntariado e de educação para a cidadania.
Todo ano o Programa Viva Voluntário concede prêmio para em reconhecimento à atuação de cidadãos e entidades responsáveis por iniciativas de trabalho voluntário. 
As inscrições para a edição 2018 do Prêmio Viva Voluntário já estão abertas. As propostas serão avaliadas pelo Comitê de Avaliação composto por nove conselheiros nomeados pelo Comitê Gestor do Programa. A Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup)  já vem contribuindo em um dos  Grupos de Trabalho onde são analisadas  estratégias para implementação em Municípios-Piloto e parceria com Universidades. A Associação já trabalha com ações de responsabilidade social com as associadas por meio da Anup Social. 

O Prêmio é uma parceria do Governo Federal com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e está aberto em quatro categorias de iniciativas  orgaizações da sociedade civil, setor público, empresarial e individual. Segundo a coordenadora da Unidade de Paz e Governança do PNUD, Moema Freire, o incentivo é para todos, inclusive universidades. “ Nós incentivamos a participação de universidades públicas e do setor privado. Para cada tipo de inscrição existe um projeto próprio. Alunos e professores também podem se candidatar com propostas individuais como empreendedores individuais de voluntariado.”, explica a coordenadora.

O Prêmio Viva Voluntário está inserido no âmbito do Programa Nacional de Voluntariado, que tem por objetivo estimular a cultura do voluntariado no Brasil, além de estimular a participação cidadã em ações transformadoras da sociedade, com enfoque no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Para saber mais e fazer sua inscrição acesse: http://www4.planalto.gov.br/vivavoluntario

Remodal