Notícias

Img

O Ministério da Educação reuniu hoje, 15, representantes das entidades de ensino superior e bancos que estão trabalhando com o P-Fies, uma das modalidades do Financiamento Estudantil. A ideia foi ouvir destas instituições financeiras como está sendo feito o processo para financiar cursos para alunos de universidades particulares. A Anup, Associação Nacional de Universidades Particulares, participou da reunião para ouvir o que os bancos estão fazendo em relação ao P-Fies.

Para conhecimento das universidades, o representante do FNDE – Fundo Nacional e Desenvolvimento da Educação –  na reunião, Leopoldo Jorge, lembrou que o Comitê Gestor do Fies disponibiliza na página do FNDE todas as resoluções e normativas que podem orientar os bancos a trabalhar com o financiamento estudantil.

O Banco do Nordeste também esteve presente, e os participantes da reunião tiveram conhecimento do trabalho que a instituição financeira está fazendo para dar aos estudantes acesso ao FIES. O banco está operando com financiamentos de até 80%. O reembolso é de 30% da parcela financiada durante o curso. Após o término do curso, o estudante poderá pagar o saldo devedor em até duas vezes o tempo de duração do curso que fez. Por exemplo, se sua faculdade durou quatro anos, ele terá oito anos para quitar o saldo devedor do seu financiamento.

A taxa de juros operada pelo banco é a inflação mais um coeficiente regional. Em junho, a taxa foi de 6.2% ao ano.

O Banco do Nordeste atende todos os estados da região nordeste, mais o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. A instituição pretende fazer audiências públicas em 136 municípios para explicar o P-Fies e como os estudantes podem ter acesso ao Fies por meio do banco. Eles já fizeram um mapeamento e constataram que existe a possibilidade de fazer acordos do Fies com 400 instituições de ensino superior, em 15 mil cursos, agora no segundo semestre de 2018.

 

Outra instituição participante foi a Pravaler, especializada em soluções financeiras para o setor de educação privada. Eles têm um programa de financiamento estudantil desde 2006, que já atendeu mais de 130 mil estudantes. A Pravaler opera o financiamento com bancos parceiros e trabalha baseado em três pilares: antecipando os 100% da semestralidade do aluno para a faculdade; com um founding que é 100% de responsabilidade do banco e assumindo 100% do risco do financiamento.

Todo o processo desenvolvido pela Pravaler para fechar o financiamento estudantil é virtual, desde o preenchimento da proposta até o envio dos documentos finais.

As taxas de juros dependem de cada parceria, já que são acertas com cada Instituição de Ensino Superior.

A Caixa Econômica Federal também esteve presente na reunião, já que é o único agente operador do Novo Fies. Até o dia 8 de junho, a Caixa tinha fechado 29.427 contratos. 

O Ministério da Educação aproveitou para apresentar o cronograma do processo seletivo do Fies para o segundo semestre deste ano. As inscrições ocorrerão entre 16 e 22 de julho. Já o resultado para os candidatos pré-selecionados e para a lista de espera da modalide I do Fies será divulgado no dia 27 de julho, mesma data de para a divulgação dos candidatos pré-selecionados nas modalidades II e III.

O MEC, por meio da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) apresentou ainda as telas do sistema que são destinadas às mantenedoras. Os agentes financeiros também estão informados no sistema.

Remodal