O seminário que a ANUP realizará no próximo dia 3 de outubro vai reafirmar o compromisso da Associação com a relevância do tema social para as Instituições de Ensino Superior. O evento vai reunir representantes de diversos setores para debater e trazer reflexões sobre o tema. A gerente de Responsabilidade Social da ANUP, Julia Jungmann, falou sobre o seminário e o papel da ANUP dentro do contexto da responsabilidade social.
Do que trata o evento Seminário ANUP Social?
O Seminário ANUP Social é uma oportunidade para debates e reflexões sobre temas importantes para a responsabilidade social no ensino superior. Traremos para a discussão temas como o papel das universidades na inovação social, já que as atividades acadêmicas, se bem direcionadas, podem estimular os estudantes a desenvolverem tecnologias que resolvam ou reduzam problemas sociais. Abordaremos também a temática dos jovens em situação de vulnerabilidade social em relação ao problema da segurança pública. Esse é um assunto urgente e todas as esferas da sociedade devem ser chamadas para a ação. Além dessas discussões, lançaremos o nosso programa institucional de responsabilidade social, o programa Instituição Parceira da Primeira Infância.
Por que é importante debater o tema primeira infância?
Hoje há um consenso que investir na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento do país. Quando as crianças de 0 a 6 anos recebem atenção, amor e incentivo, elas reagem de forma muito diferente e mais positiva do que as crianças que foram privadas dessas situações. Estudos mostram que fatos ocorridos nos primeiros anos de uma criança são influenciadores no desenvolvimento dos pequenos.
As crianças em situação de “vulnerabilidade social” tendem a ter menos oportunidades de desenvolvimento ao longo da vida. Com isso, quando adultas, podem dar continuidade a esse histórico social e familiar, levando a uma perpetuação da pobreza, que avança de uma geração para a outra. Portanto, acreditamos que um Brasil com futuro e mais igualdade de oportunidades passa necessariamente pelo incentivo e cuidado nessa fase da vida.
Como as universidades podem atuar junto a esse tema?
Em primeiro lugar, acreditamos que as universidades ao formarem profissionais que atuem diretamente na área da primeira infância ou em áreas complementares estarão contribuindo para o que dispõe o Marco Legal da Primeira Infância, Lei n. 13.257, sancionada em 2016. Em seu artigo 9o dispõe que: “As políticas para a primeira infância serão articuladas com as instituições de formação profissional, visando à adequação dos cursos às características e necessidades das crianças e à formação de profissionais qualificados, para possibilitar a expansão com qualidade dos diversos serviços”.
Por outro lado, direcionar as atividades de extensão para famílias em situação de vulnerabilidade que tenham filhos de 0 a 6 anos prestando atendimento psicológico, nutricional, orientando os cuidadores, promovendo campanhas de conscientização, por exemplo, também podem ser de grande relevância. Por fim, as IES podem apoiar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento na primeira infância, sejam elas regionais, ou nacional, como no caso do Programa Criança Feliz.
Que outros projetos da Anup na área social estão em andamento?
A ANUP apoia outras iniciativas que abordam temáticas importantes a serem tratadas no âmbito do ensino superior, visando a formação de profissionais preocupados com a responsabilidade social e a sustentabilidade, Além disso, já vem desenvolvendo estratégias para engajamento das associadas junto ao Pacto Global da ONU, o programa Viva Voluntário e Institutos que fomentam os negócios de impacto no Brasil.