O objetivo geral do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais, às habilidades e às competências para atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento. A prova do Enade é formada pelo componente de formação geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área.
A prova tem dez questões do componente de formação geral (comum a todos os estudantes), sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões nos componentes específicos de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte terá quatro horas para resolver todas as questões. Nas portarias são apresentados os perfis, as competências e os conteúdos que serão avaliados em cada uma das áreas e na prova de formação geral.
O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.
Áreas que terão o desempenho dos estudantes avaliado em 2019
Grau de Bacharel
Agronomia
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia Elétrica
Engenharia Florestal
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Zootecnia
Grau de Tecnólogo
Tecnologia em Agronegócio
Tecnologia em Estética e Cosmética
Tecnologia em Gestão Ambiental
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Tecnologia em Radiologia
Tecnologia em Segurança no Trabalho