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Dados do livro Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação, lançado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com a Unesco, mostram um crescimento acentuado do número de matrículas em cursos de licenciatura a distância no Brasil.

Em dez anos, de 2005 a 2016, o número de matrículas, nas universidades particulares, aumentou mais de 1.500%, passando de 34,9 mil alunos para 559,6 mil em dez anos.

No curso de pedagogia, por exemplo, a quantidade de alunos saltou de 1.900 em 2005 para 354 mil em 2016, representando crescimento de 17.735%.
O estudo mostra ainda que as matrículas na modalidade EaD nas universidades privadas é bem superior a das universidades públicas. Apenas em 2016, do total de 944,7 mil matrículas registradas em áreas de licenciatura em universidades privadas, 36,6% foram na modalidade EaD, enquanto que nas públicas, do total de 579,5 mil matrículas, apenas 81,8 mil (5,4%) eram para formação EaD.

Dentre os cursos de licenciatura, os que mais têm crescido são os de pedagogia, principalmente nas universidades privadas. No início dos anos 2000, as matrículas para cursos de Pedagogia já eram 67,6% maiores nas instituições privadas do que nas públicas.

Já em 2016, esse número saltou para 81,4%, sendo que mais da metade dos alunos de pedagogia (52%) frequentam cursos EaD em instituições privadas. No entanto, para cursos de licenciatura em áreas específicas (como física, história e matemática), as instituições públicas são as mais presentes.
Já o número de matrículas no setor privado é maior do que no público. Em 2016, as instituições privadas passaram a responder por 62% dos estudantes, enquanto as públicas representam 38% deles.

Referência: ANUP

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