eventos

7º Congresso Carioca e Capixaba de Educação Médica

14 a 16 de Mai.
De 10h às 20h30
Taxa de inscrição
Gratuito R$ 0,00

Sobre o evento

O Congresso da Regional ES/RJ da ABEM vai refletir sobre o cuidado com o outro e sobre a autonomia do educando na sua formação, fazendo a escolha compartilhada do tema central: A Educação Médica sob perspectiva: o Educando na construção do cuidado.

Informações Úteis

Há muito tempo, a educação médica não se ocupa apenas de doenças, mas sim da saúde, da sua promoção, preservação, recuperação e da prevenção do adoecer. Preocupa-se com a compreensão dos determinantes sociais do adoecimento. Associa-se à arte, à cultura e ao estranhamento para compreender o mundo e a pessoa. Ocupa-se da pessoa na sua integralidade, de suas relações sociais, da coletividade e das vulnerabilidades individuais e da comunidade onde a pessoa está inserida. Tem compromisso central com a promoção da equidade, realizando em todos o desenvolvimento de competências que fazem a pessoa capaz de compreender o espaço em que está imerso e transformá-lo, levando a saúde para a vida plena do cidadão.

Tema Central:
“A Educação Médica sob perspectiva: o Educando na construção do cuidado”

Eixo 1:
Atenção à Saúde – cuidado nas diferentes dimensões, respeitando diversidades com integralidade, equidade e ética.

Eixo 2:
Gestão em Saúde – processos de cuidado, coparticipação, trabalho em equipe e tomada de decisão. Construção de políticas públicas de Saúde e Educação de maneira colaborativa.

Eixo 3:
Educação em Saúde – ênfase na pedagogia do cuidado, na complexidade do ensino aprendizado, ancorado em práticas científicas, de extensão, formação profissional, residência médica e internato médico.

Remodal