As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão recebidas de 28 de junho a 9 de julho. A informação aparece ao fim da solicitação de isenção da taxa, na Página do Participante, prazo que foi aberto na manhã desta segunda-feira, 17 de maio, e segue até o próximo dia 28.
Em breve, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar o edital do Enem 2021, com as regras, valor da taxa e datas das provas.
As datas de inscrições foram divulgadas poucos dias após a circulação de informações sobre a suposta aplicação do Enem 2021 somente em 2022, o que foi desmentido pelo Inep em comunicado oficial. Segundo a organização, ao contrário do que foi divulgado sobre um possível adiamento por questões orçamentárias, existem sim orçamento para a realização do exame em 2021.
De acordo com o instituto, todos os esforços estão sendo feitos para que as provas sejam realizadas em 2021, atendendo aos requisitos sanitários e garantindo e segurança de participantes e colaboradores.
Isenção do Enem 2021
Os pedidos de isenção da taxa do Enem 2021 seguem até as 23h59 do dia 28 de maio. Os interessados podem solicitar a gratuidade pela Página do Participante.
A isenção pode ser solicitada pelos seguintes participantes:
Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021;
Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;
Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos).
O resultado dos pedidos de isenção será divulgado pelo Inep em 9 de junho. Recursos serão recebidos entre os dias 14 e 18 seguintes e a resposta será dada aos participantes em 25 de junho.
Justificativa de Ausência
Também vai até 28 de maio o prazo para justificativa de ausência do Enem 2020. Quem teve isenção no exame do ano passado, não esteve presente nos dias de prova e deseja pedir novamente a gratuidade terá que justificar a falta.
Os motivos abaixo são aceitos pelo Inep se acompanhados de documentação que comprove a falta:
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento ou União Estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- Privação de liberdade;
- Internação ou repouso médico ou odontológico;
- Trabalho ou deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
O resultado das justificativas será dado em 9 de junho, recursos serão recebidos de 14 a 18 seguintes e os participantes receberão as respostas em 25 de junho.
Mais informações pelo site do Inep, no edital de isenção, pela Página do Participante e pelo telefone 0800 616161.
Fonte: Estadão online