Notícias

Img

A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) firmou convênio de cooperação técnica, científica e educacional com a Associação Nacional de Procuradores Institucionais das Instituições de Ensino Superior Privadas (ANPI-IES). O convênio vai promover a colaboração em ações, projetos e eventos que tenham como objetivo o fortalecimento da educação superior particular e possibilitar a participação dos associados e funcionários das duas instituições em cursos, seminários, congressos e programas de qualificação profissional, eventos científicos, culturais e educacionais.

As duas instituições vão empreender ações conjuntas para o aprimoramento da atuação dos Procuradores e Recenseadores Institucionais, e, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior Particulares. Os associados terão ainda 20% de desconto em cursos de qualificação profissional e outros eventos técnicos, científicos e culturais promovidos pelas associações.

A ANPI-IES agrega profissionais que atuam no setor regulatório das instituições de ensino superior privadas por todo país e colaborou com grandes avanços na atualização do Sistema de Avaliação do Ensino Superior Brasileiro (SINAES), com textos técnicos, pedagógicos e apontamentos jurídicos. A associação colabora no desenvolvimento dos processos, orienta equipes, colabora na tomada de decisão e contribui para o desenvolvimento de ações que engrandeçam o papel do Procurador Institucional (PI) nas IES.

“A função do PI nasceu de exigências do próprio ensino superior, por conta da coleta que é feita dentro das instituições para o Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). Mas ele acabou abarcando outras tarefas, como atribuições relacionadas à regulação, avaliação e supervisão dos processos da educação superior”, explica Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, presidente da ANPI-IES.

Todos os processos que são ligados ao MEC, passam pela Procuradoria Institucional das IES. “É a partir da ação do PI que se percebe até a qualidade da instituição, no campo da regulação. As instituições que estão na ANPI-IES, com nosso trabalho forte, costumam ter notas 4 e 5 nas avaliações do MEC”, afirma Ivanete. “Agora, na avaliação virtual, fomos criando as estratégias para as instituições que pertencem à ANPI-IES. Estamos sempre atentos à temática do ensino superior e buscando capacitar o PI, fortalecê-lo frente às suas funções”.

Para Ivanete, esse convênio pretende levar aos PIs da ANUP toda a experiencia no processo de trabalho da ANPI-IES, com enfoque técnico científico, e ainda trabalhar as perspectivas e competências dos profissionais. “Quanto mais as pessoas estiverem capacitadas para exercer a sua profissão, além de valorizar a categoria, também estamos dando mais credibilidade e qualidade à educação superior do setor privado”, conclui Ivanete.

Remodal