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Aconteceu hoje (11/11) pela manhã, a abertura do II Encontro Nacional de Procuradores e Recenseadores Institucionais das Instituições de Educação Privada (Enampi), que vai até amanhã. O evento tem como objetivo valorizar a função do Procurador/Recenseador Institucional, contribuir e enriquecer para a sua formação continuada, favorecendo a integração entre estes profissionais e as Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, o evento deste ano será preparatório para o Congresso Nacional que será realizado em 2022.

A presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), Elizabeth Guedes, participou da abertura, junto com a presidente da Associação Nacional de Procuradores e Pesquisadores Institucionais das IES Privadas (ANPI), Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, e o vice-presidente executivo do Sindicato das Entidades Mantenedora de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (SEMERJ), José Ivo.

Para Elizabeth Guedes, é nos Procuradores Institucionais (PIs) que reside toda a responsabilidade e todo trabalho estratégico da instituição, além de eles serem a linha de comunicação da IES com o Ministério da Educação (MEC). “O trabalho do PI não é só preencher o e-mec, é interpretar todas as instruções que estão dentro do PDI, é trabalhar integrado com as Comissões Próprias de Avaliação (CPA)”, afirmou Elizabeth.

A ANUP, o SEMERJ e a ANPI têm recomendado que os PIs trabalhem integrados aos CPAs, já que estes serão o ponto de partida do novo sistema de avaliação do ensino superior. “Não adianta mandar uma avaliação externa sem que antes o próprio curso tenha feito sua autoavaliação e que ela não tenha sido revista pela CPA. A CPA passa a ser a autoridade interna, no olhar e na escuta interna da comunidade acadêmica”, explica a presidente da ANUP.

“Esse é o primeiro de uma série de eventos importantes que vão reafirmar que o papel do PI não é preencher o e-mec, é lançar luz e ajudar a pensar o futuro das instituições”, destaca Elizabeth.

Ivanete Oliveira explicou que, apesar de muita gente acreditar que a entrada do PI nas IES aconteceu em 2005, ela é anterior a isso. Na Portaria 2.517, de 2001, já apareceu a figura do Pesquisador Institucional, que era responsável pelas informações do Censo das IES junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2005, atendendo a uma necessidade do MEC, as IES precisaram ter uma interlocução direta com o MEC e essa função foi atribuída ao PI. Por isso, foi a Portaria 46, de janeiro de 2005, que ficou marcada como o reconhecimento do papel do PI.

“Sabemos que precisamos fortalecer o papel do PI e dar visibilidade ao seu trabalho como forma de lutar pela qualidade do ensino superior. Esse é o objetivo comum que temos. Por isso a importância de trabalhar a formação continuada dos Pis nas diversas instituições do país”, esclareceu Ivanete.

Com mais 400 inscritos, o II Enampi vai produzir, ao final do evento, uma carta com um apanhado de tudo que foi dito e com apontamento das necessidades dos PIs e contribuições de melhorias dos sistemas operacionalizados por eles. “Esse material pode ser transformado em um ofício e enviado ao Ministro da Educação e ao presidente do Inep”, sugeriu Elizabeth.

Remodal