Educação e tecnologia têm caminhado lado a lado para oferecer ensino de melhor qualidade e conteúdo avançado. Um dos maiores conglomerados do setor do País, o Grupo Cogna avança em soluções para deixar a jornada de estudo dos alunos mais atrativa. A Stoodi, edtech do grupo focada em cursinho pré-vestibular e Enem, adotou algoritmo complexo capaz de personalizar a rotina de estudos de 3 milhões de estudantes.
A ferramenta é baseada na vertente DNVB (Digitally Native Vertical Brands), marcas que nascem digitais focadas em tecnologia, algoritmos personalizados, estudo de localização, hábitos, motivação do comprador e necessidades. Apesar de o termo ser relacionado mais à moda, beleza, perfumaria, alimentação, empreendedorismo e tecnologia em geral, tem tudo a ver com a Stoodi, uma empresa nativa digital pertencente à Kroton, do Grupo Cogna. Ela oferece milhares de videoaulas, exercícios, provas simuladas, tira-dúvidas, correções e cronograma de estudos, tudo de maneira on-line.
O algoritmo da Stoodi prepara o plano personalizado de atividades do aluno considerando tempo semanal de estudo, curso e faculdade de interesse, peso de cada disciplina no vestibular do curso e da faculdade escolhidos, além da tendência das últimas edições do Enem.
No ano passado, a plataforma fechou com 12 milhões de exercícios realizados e videoaulas assistidas, 8 milhões de estudantes capacitados e 2,7 milhões de cadastros. Os resultados são comemorados pela empresa: 50% dessa base com mais de 800 pontos na redação do Enem e índice de satisfação dos alunos em 75%.
Uma parceria com a TIM permite que alunos que tenham a operadora usem a plataforma sem consumir seu pacote de dados nem usar wi-fi.
A Stoodi está inserida em um mercado relevante no Brasil. As edtechs representam hoje o maior segmento entre startups no País (11,5%), de acordo com o Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups, da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). As startups do setor educacional receberam um volume de investimento de US$ 175,5 milhões entre 2010 e 2020, segundo o Distrito EdTech Report 2020, levantamento produzido pela incubadora de startups Distrito, que firmou parceria de inovação descentralizada com a Cogna Educação em 2021.
O Grupo Cogna, formado por cerca de 70 marcas, faturou R$ 5,9 bilhões em 2020 e R$ 3,7 bilhões em três trimestres de 2021. O balanço total do ano passado ainda não foi divulgado.
Fonte: Istoé Dinheiro