Voltada à capacitação de diretores escolares, coordenadores pedagógicos e gestores de educação da SEMED, a 3º Jornada de Implantação do Sistema de Gestão Integrado será realizada de 8 a 11 de fevereiro na UNOPAR pela Fundação Pitágoras em parceria com a Rede Mondó e com a Secretaria de Educação de Breves. Esse é o terceiro de 20 encontros mensais a serem realizados ao longo de 2 anos, onde os participantes receberão certificado de pós-graduação em Gestão Escolar validado pela Faculdade Pitágoras.
A implantação do SGI em Breves faz parte do conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas na região pela Rede Mondó (iniciativa com foco na transformação de escolas em plataformas de soluções sociais idealizada pela Associação Nacional das Universidades Particulares – ANUP). “Essa é a primeira atividade do ano da Rede Mondó e estamos muito felizes. O fortalecimento da relação com a comunidade, principalmente com as escolas, nesse pós-isolamento, é de fundamental importância. Esperamos contribuir ainda mais com o acolhimento do professor e do aluno.”, comentou a Gestora Geral da Rede Mondó, Carolina Maciel.
Desenvolvido nos anos 90 pela Fundação Pitágoras, o Sistema de Gestão Integrado (SGI) tem como objetivo alinhar e potencializar os esforços do sistema municipal de educação de maneira conectada. O foco da implantação do sistema na cidade de Breves é que alunos, educadores, famílias e lideranças promovam de maneira integrada a melhoria da qualidade da educação na região. O Sistema Pitágoras está presente em cerca de 600 escolas em todo o Brasil e já beneficiou mais de 370 mil alunos. Um dos motivos do êxito do SGI é o conhecimento adquirido aliado à prática ao mesmo tempo. A cada encontro, os educadores compartilham os resultados obtidos com a implantação dos processos.
A jornada será ministrada pela facilitadora Cláudia Fonseca (Rede Pitágoras) e os participantes estarão divididos em duas turmas durante os 4 dias de capacitação. Nas palavras de Cláudia, “agora é o momento das escolas elaborarem suas diretrizes estratégicas alinhadas às da SEMED. Cada escola terá seu mapa de metas personalizado. Teremos muito estudo e muita mão na massa para que no final dessa etapa as diretrizes estratégicas de cada unidade retratem realmente a identidade da escola. O sentimento é de brilho nos olhos de poder construir e pensar juntos a nova educação do município de Breves. Vamos trabalhar para sermos referência em desempenho no ensino público na Amazônia Marajoara.”
A Diretora de Ensino da SEMED, Valcilene Mercês Gama, comentou a importância do programa e da parceria entre Rede Mondó, Fundação Pitágoras e a Secretária de Educação: “Cada um desses parceiros nos traz a possibilidade de oferecer diversas oportunidades de melhoria para a gestão da SEMED e das escolas, tanto na infraestrutura como na formação de professores que consequentemente irão resultar no oferecimento de novas aulas para os alunos e de serviços complementares, como os relacionados à saúde, sobretudo os que dizem respeito às aulas presenciais e os protocolos de prevenção à Covid-19.