A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) tomou conhecimento, com grande surpresa e estarrecimento, das notícias acerca das irregularidades com o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), infelizmente, em um momento no qual o governo federal discute o aperfeiçoamento deste e de outros programas de financiamento estudantil — tidos como grandes impulsionadores da expansão da Educação Superior no país.
É notória a necessidade se garantir o acesso de cada vez mais brasileiros, sobretudo aqueles que integram as camadas mais carentes da sociedade, ao tão sonhado diploma. O percurso em busca de uma vida melhor é feito por meio da Educação e tem sido sido encurtado pela alta penetração Instituições de Ensino Superior (IES) particulares: atualmente, mais de 2.500 cidades possuem, pelo menos, uma faculdade.
A maioria dos estudantes precisa de algum tipo de financiamento para custear os estudos. Por essa razão, a ANUP entende que este episódio não pode afetar a percepção que a sociedade e os agentes públicos possuem dessa importante política pública.
O malfeito de algumas pessoas e instituições não pode justificar a desmoralização do financiamento público para a Educação Superior.
A ANUP segue confiante nas autoridades brasileiras para apurar o caso e punir os responsáveis.