Notícias

Img

A Comissão de Educação (CE) debateu na última segunda, 3, o novo Plano Nacional de Educação (PNE) com foco no ensino universitário. Especialistas e gestores defenderam um “projeto de Estado” a partir do PNE, elaborado coletivamente pelos entes federativos com integração entre os ensinos básicos e superior.

A audiência pública foi presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT). A Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) foi representada pela presidente Elizabeth Guedes.

Na visão dos debatedores, o PNE não pode apenas apresentar uma abordagem de incrementar ou apenas atualizar o PNE vigente (2014-2024), adequando os percentuais de metas. Para eles, é preciso levar em consideração os principais gargalos identificados durante esse período, em especial, a falta de investimento, qualificação e valorização dos profissionais de educação; a ausência de integração entre as redes de ensino, sejam elas pública e privada nos três níveis, federal, estadual e municipal; além da atualização do ensino universitário às demandas do mercado de trabalho e da realidade dos estudantes.

Entre os pontos destacados pela presidente da ANUP, está a falta de integração entre o Ensino Superior e a Educação Básica no atual PNE. Segundo ela, isso impossibilita a efetivação de uma política pública orientadora, o que leva, entre outras consequências, ao reforço das desigualdades regionais.

“Nós temos hoje programas de formação de professores que são nacionais. Eu estou ensinando em Manaus a mesma coisa que estou ensinando em Porto Alegre supondo que as crianças são iguais e têm as mesmas necessidades. E a gente sabe que não”, pontuou.

Confira a audiência, na íntegra, no vídeo abaixo. A participação da professora Elizabeth começa a partir de 44:31:

Com informações da Agência Senado
Foto: Pedro França| Ag. Senado

Remodal