Afirmar o conhecimento como um direito humano universal e um bem público social na América Latina e no Caribe é o princípio norteador do Eixo 5 da reunião de acompanhamento da Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5), que tem por temática o papel da pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico para a região.
A Conferência entende que a produção, o reconhecimento e a transmissão democrática do conhecimento são o suporte do bem viver, da soberania, da emancipação e da cidadania e, por isso, não podem ser separados de outros direitos fundamentais.
O Eixo Temático 5 coloca em debate a necessidade de elaboração de novos processos de avaliação, produção e disseminação do conhecimento, com padrões pertinentes às necessidades de desenvolvimento dos países da região e que levem em consideração o contexto social no qual as instituições de ensino superior estão inseridas.
Participantes – O respectivo eixo temático é liderado pelos seguintes consultores: Agustina Rodríguez Saá, reitora da Universidade Nacional dos Comechingones, Argentina; Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil; Osvaldo Corrales, reitor da Universidade de Valparaíso, Chile; e René Ramírez Gallegos, pesquisador titular da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e diretor do Instituto de Produção, Economia e Trabalho da Universidade Nacional de Lanus, Argentina.
Documento-base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência foi em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser disponibilizada no site da CRES+5 até o dia 6 de março.
CRES+5 – A reunião de acompanhamento da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES) 2018 está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.
CRES – A III Conferência Regional de Educação Superior, realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Após a Conferência Mundial de Educação Superior, em 2022, os atores de educação superior da região avaliaram a necessidade de realizar uma reunião de acompanhamento da III CRES, a fim de promover um processo participativo que destacasse o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente relacionados à pandemia da Covid-19. Assim, a CRES+5 será a concretização dessa decisão, permitindo analisar as conquistas da educação superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, prevista para 2028.
Com informações da Sesu e do UNESCO-IESALC.