Notícias

Img

Passados mais de seis meses do prazo estipulado para a publicação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, e diante da falta de um posicionamento oficial sobre os motivos do atraso ou uma nova previsão, a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) enviou, nesta quinta, 27, um ofício ao Ministério da Educação (MEC) solicitando celeridade na divulgação.

No documento, a entidade ressalta que, conforme o Edital nº 37, de 25 de maio de 2023, os dados deveriam ter sido publicados até 10 de setembro de 2024. Contudo, eles seguem indisponíveis.

O Enade 2023 foi realizado no dia 26 de novembro, dentro do calendário habitual em que a prova ocorre anualmente. Tradicionalmente, os resultados são divulgados no ano seguinte, entre os meses de outubro e novembro. Entretanto, a edição de 2023 ainda não teve seus resultados e indicadores de qualidade liberados.

Entre os dados aguardados estão o Boletim de Desempenho Individual do Estudante, Microdados, Relatórios de Cursos, das Instituições de Ensino Superior (IES) e a Síntese de Área, além do Conceito Enade. A ausência dessas informações, conforme destaca a ANUP, tem gerado incertezas nas Instituições de Ensino Superior e atrasado processos regulatórios que dependem dos resultados.

A Associação reforça a importância de que o MEC faça a divulgação dos dados o mais breve possível, destacando que a transparência e o cumprimento de prazos são fundamentais para garantir o senso democrático e republicano que orienta as ações do órgão.

Remodal