Tendo a plantação de cana-de-açúcar como foco e com a preocupação de tentar diminuir os custos de produção e melhorar a qualidade da matéria-prima nos setores industrial e agrícola, os recém-formados no curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéferson Leandro de Freitas e Gustavo Ramos Inácio, e o estudante da graduação, Jorge Luiz Santarosa, desenvolveram, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, um estudo com o objetivo de unir duas operações realizadas no cultivo da cana-de-açúcar – controle biológico de pragas e controle de plantas daninhas infestantes – para possibilitar a diminuição de intervenções e reentradas nos canaviais, “melhorando a qualidade e a produtividade da cultura”.
“Utilizamos alguns dos princípios ativos fundamentais no controle de plantas daninhas, em consórcio com o agente biológico Metarhizium anisopliae, usado em nosso projeto para controle de uma das principais pragas da cultura – a cigarrinha das raízes Mahanarva fimbriolata. Observamos, em condições laboratoriais, o desenvolvimento do fungo em meio de cultura, com oito repetições para cada tratamento de cada princípio ativo, avaliando a viabilidade do consórcio entre os dois manejos”, detalha Freitas.
Como conclusão do TCC, intitulado “Influência de herbicidas utilizados na cana-de-açúcar sobre o fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae” e orientado pelo professor Rogério Teixeira Duarte, o ex-aluno aponta que os princípios ativos “Diurom+Sulfentrazona” e “Clomazona” foram considerados tóxicos ao fungo, “ou seja, impossibilitaram seu desenvolvimento parcial ou completo”. “Já o princípio ativo ‘Tebutiurom’ foi considerado moderadamente tóxico ao organismo, ou seja, proporcionou que ele apresentasse desenvolvimento em meio de cultura”, comenta o Freitas, que ressalta, entretanto, que a pesquisa foi desenvolvida em condições laboratoriais, “e os resultados em campo podem apresentar variações devido às condições edafoclimáticas, sendo, portanto, uma possível continuidade do estudo”.
O professor Teixeira lembra que, pelo fato de o ‘Tebutiurom’ não prejudicar de sobremaneira o desenvolvimento do M. anisopliae, “é um potencial agrotóxico a ser recomendado, haja vista a sua seletividade para com esse microrganismo”. “Assim sendo, dentro do cenário agrícola atual, que busca tornar os processos cada vez mais eficientes, esse TCC buscou otimizar a questão do uso de herbicidas na cultura da cana-de-açúcar”, explica.
Freitas destaca a relevância social do projeto “uma vez que, diretamente, sugere a diminuição de operações e reentradas nos canaviais, ou seja, levaria menos horas de máquinas trabalhando e, com isso, menos consumo de diesel, menos poluição, melhor qualidade do ar e diminuição de gases contribuintes para o efeito estufa, entre outros fatores”. Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. |