A ansiedade para saber o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 acabou. A nota foi divulgada com um dia de antecedência, no último dia 18 de janeiro. A expectativa dos cerca de 4,5 milhões de alunos que realizaram os dois dias de provas agora é descobrir onde poderão dar o pontapé inicial na carreira.
O Enem é hoje o principal vestibular do país, com oferta de vagas em todas as universidades federais, algumas estaduais e também em faculdades privadas que têm o exame como seu processo de seleção. Segundo o Ministério da Educação, 500 universidades no país usam como critério de seleção o resultado do Enem. Só no último semestre de 2017, foram somadas 52 mil vagas.
Além disso, quem realizou a prova, tem direito a se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que tem parceria com 130 instituições no Brasil – 30 estaduais e 100 federais -, que ofertam um total de 239.601 vagas na graduação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado é consultado de forma individual e a senha cadastrada é a mesma da inscrição. Basta acessar a página do participante. Aliás, ela dá acesso a consulta ao Sisu, que estará aberta de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.
Confira seu desempenho
Como estava previsto no edital, os espelhos de correção da redação também serão divulgados. É muito importante conferir, pois eles são a melhor forma de saber seu verdadeiro desempenho no exame. A prova foi realizada em dois dias: o primeiro com linguagens e ciências humanas e redação. No segundo, os candidatos responderam a questões de matemática e ciências da natureza.
Foco nos estudos em 2018
A expectativa é grande, no entanto, se o resultado não for o esperado não há motivos para desanimar. Apesar do Enem ser a principal forma de acesso para vagas na rede pública, ingressar em uma instituição de ensino superior particular não precisa estar fora dos seus planos. O Educa Mais Brasil, por exemplo, dá bolsas de até 70% de desconto nas mensalidades e é muito simples de conseguir. Basta entrar no www.educamaisbrasil.com.br e simular as universidades e cursos de seu interesse. São mais de 500 mil bolsas disponíveis.