Notícias

Img

Ao encerrar a Conferência Internacional da Primeira Infância nesta quarta-feira (21), em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destacou os principais pontos abordados no evento e o legado que deixam as discussões. “Aqui consolidamos a certeza de que fazemos parte de uma grande aliança pelas crianças do Brasil e do mundo”, afirmou.

Terra ainda ressaltou o compromisso assumido pelo presidente da República, Michel Temer, em manter e expandir o Criança Feliz. “O presidente e a primeira-dama, Marcela, que é embaixadora do programa, absorveram a importância das nossas ações em prol do desenvolvimento infantil”, disse, lembrando a participação deles na abertura da conferência.    

O ministro também agradeceu a presença dos gestores do Criança Feliz. “Vocês e os visitadores são fundamentais para o programa acontecer. Recebi ótimas notícias sobre o interesse de mais municípios em aderir ao Criança Feliz”, contou ele.

 

Conferência – Com o tema O poder do investimento na primeira infância para o desenvolvimento com equidade, a conferência teve dois dias de discussões com abordagens amplas. Enquanto especialistas do Canadá, Austrália, EUA, China e Brasil apresentaram conclusões de pesquisas que comprovam que os estímulos recebidos nos primeiros anos de vida são essenciais para a formação do indivíduo, representantes de países da América Latina falaram sobre suas experiências bem-sucedidas.

As palestras foram especialmente significativas para os coordenadores estaduais do Criança Feliz, que ocuparam grande parte da plateia. “Foi um privilégio poder conhecer com profundidade as práticas e pesquisas. Além disso, pudemos trocar experiências com colegas de todas as partes do Brasil”, considerou Marimar Carvalho, que está à frente do programa no Mato Grosso.

O mesmo ponto foi destacado pela coordenadora no Acre, Danielly Freitas, que ainda lembrou que a exposição de distintos programas tem um valor muito importante para o Brasil. “Somos um país enorme e cada Estado tem sua especificidade. Estes exemplos positivos de lugares tão diferentes nos ajudam a pensar em práticas e soluções que podem ser aplicadas localmente, de acordo com a realidade de cada um”.

Outra abordagem importante foram as técnicas de avaliação de resultados. “Para a gente, que trabalha no dia a dia com o Criança Feliz, é fundamental termos mecanismos de avaliação. Com as palestras já saio daqui com um norte sobre como fazer isso no meu Estado”, enfatizou  Rita Silva, coordenadora do programa em Sergipe.

Remodal