A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta sexta-feira, 6, os nomes dos novos coordenadores de área de avaliação, com exceção daqueles das áreas de Ciências Ambientais, de Ensino e de Nutrição, que serão divulgados posteriormente juntamente com os adjuntos de todas as áreas. Cada uma das 49 áreas de avaliação possui um coordenador, um coordenador adjunto e um coordenador adjunto de mestrado profissional. O mandato será de três anos.
Coordenadores de área organizam a avaliação da CAPES (Foto: Haydée Vieira – CCS/CAPES)
No processo de escolha dos coordenadores, cada programa de pós-graduação indicou cinco nomes por meio da Plataforma Sucupira:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/ em dezembro de 2017. A partir das indicações, a Diretoria de Avaliação da CAPES elaborou relatórios contendo as indicações, a manifestação individual de aceite do candidato e a apresentação de um plano de atividades. O Conselho Superior da CAPES recebeu e analisou os dados e submeteu uma lista tríplice à Presidência da fundação, que emitiu o parecer final.
Os coordenadores de área são consultores designados para coordenar, planejar e executar as atividades de suas áreas junto à CAPES, incluindo aquelas relativas à avaliação dos programas de pós-graduação. Dentre os 24 membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior CTC-ES:http://www.capes.gov.br/conselho-tecnico-cientifico-da-educacao-superior , 18 são coordenadores de área. O Conselho delibera em última instância sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação.