Desafio Universitário pela Primeira Infância

Sobre o desafio

Acreditamos que a educação pode mudar o mundo. Estar pronto para a escola – ou seja, chegar nesta etapa da vida com todo o seu potencial desenvolvido, é a base de tudo; é algo que exige um olhar atento e investimento intersetorial. 

Começando pela gestação, passando pelas primeiras relações na vida, pela nutrição adequada e por uma boa saúde, até chegar à Educação Infantil. Dali, até o Ensino Superior, todas as etapas do processo formal de aprendizagem são de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor para todos. 

Acreditamos que a criatividade, energia, empenho e disposição dos jovens, aliados à orientação e apoio de seus docentes, sempre dispostos a compartilhar seus ensinamentos e aprimorar sua atuação, podem ser importantes aliados na construção de novas soluções para os problemas que enfrentamos em nosso tempo. 

Acreditamos também que essas novas soluções podem ser impulsionadas com a mescla de saberes das diferentes áreas do conhecimento, o trabalho em rede, diverso, que constrói parcerias entre múltiplos atores que buscam fazer a diferença por meio de seu trabalho, conhecimento e dedicação.

Essas crenças nos motivaram a criar este Desafio. 

Estamos certos de que a conscientização e envolvimento do público universitário com a temática da Primeira Infância apresenta um grande potencial de promover as mudanças necessárias para incluí-la na pauta de empresas, do poder público (executivo, legislativo e judiciário), da rede pública de serviços (saúde, educação, assistência social etc.), de organizações da sociedade civil e dos cidadãos como um todo. Sobretudo, para promover aprimoramentos no modo como as famílias e primeiros educadores se relacionam com as crianças pequenas, bem como, na maneira como as cidades acolhem e inspiram os nossos bebês, crianças pequenas e seus cuidadores.

Objetivos

Instituições, docentes e alunos como protagonistas

Impulsionar o envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil com a temática da primeira infância, a fim de promover um melhor desenvolvimento infantil por meio de cidades mais sustentáveis e amigas das crianças e relações de parentalidade mais saudáveis.

Parentalidade e desenvolvimento cognitivo

O processo de desenvolvimento cognitivo na primeira infância é influenciado pelos estímulos que a criança recebe dos ambientes que frequenta, como sua casa, a escola, parques e outros espaços de sua comunidade.

Luta contra a desigualdade

Uma sociedade próspera e menos desigual se constrói com investimentos nos primeiros anos de vida do ser humano

Como participar

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Acesse o site do Desafio Universitário, leia as dúvidas frequentes e encontre seus parceiros para formar um grupo composto de pelo menos 1 (um) docente e 2 (dois) alunos de instituições de ensino superior (IES) públicas ou privadas.

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Leia o regulamento completo do Desafio e tire todas as suas dúvidas na seção de “Dúvidas Frequentes”.

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Faça um rascunho de sua inscrição, sugerimos que você escreva todos os textos e depois copie e cole no formulário online, para evitar problemas tecnológicos.

Parceiros

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Fundação Bernard Van Leer

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Ponte a Ponte

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Organização dos Estados Ibero-americanos