eventos

Inovação contra a evasão: como a Ciência de Dados está revolucionando a experiência do aluno

20 de Jun.
11h
Online
Taxa de inscrição
Gratuito R$ 0,00

Sobre o evento

Em um contexto educacional desafiador, a evasão surge como um dos maiores obstáculos enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) particulares. Esta questão não apenas implica uma perda considerável de talentos, mas também leva a impactos financeiros significativos nas instituições, ameaçando sua sustentabilidade e capacidade de investir em inovação e qualidade educacional.

Para discutir esse assunto, ocorre no dia 20 de junho (quinta), às 11h, o webinar “Inovação contra a evasão: como a Ciência de Dados está revolucionando a experiência do aluno”. O assunto será discutido pelos professores Fernando Micali, CEO e Cofundador da CETACEO, doutor em Engenharia pela Poli-USP, e Carlos Antonio Monteiro, Fundador e Presidente da CM Consultoria, especialista em reestruturação administrativa, financeira e acadêmica de IES.

O webinar está sendo promovido em uma parceria da CM Consultoria e CETACEO com o apoio da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP). O objetivo é destacar não apenas os impactos financeiros para instituições de diferentes portes, mas também as consequências institucionais e acadêmicas da evasão.

Por meio de um mergulho profundo nas estratégias inovadoras fundamentadas na Ciência de Dados, será revelado como a análise preditiva e as soluções baseadas em dados estão transformando a gestão educacional, permitindo uma abordagem mais personalizada e eficaz na retenção de alunos. Conheça os pontos que nortearão o debate:

  • O impacto financeiro da evasão em IES de diferentes portes;
  • Evasão: a espiral descendente com problemas crescentes;
  • Como a aplicação de Ciência de Dados resolve o problema da evasão: um cronograma de estratégias;
  • O impacto financeiro positivo da redução da evasão e o ciclo virtuoso;
  • Estudos de caso e lições aprendidas.

O webinar discutirá, portanto, como a Ciência de Dados pode ser uma poderosa aliada no combate à evasão desde a identificação precoce de alunos em risco de evasão até a criação de intervenções personalizadas e o aprimoramento da experiência do aluno. Os participantes terão a oportunidade de conhecer estudos de caso reais e lições aprendidas por IES que já estão colhendo os frutos da implementação de estratégias orientadas por dados.

A sessão terá duração de uma hora e promete ser repleta de insights valiosos, discussões enriquecedoras e soluções práticas que poderão ser aplicadas em diversas instituições.

Inscreva-se para garantir a sua participação e entender como a inovação, por meio da Ciência de Dados, está transformando desafios em oportunidades e conduzindo a uma redução significativa na evasão estudantil.

Palestrantes

Img

Fernando Micali

CEO e Cofundador da CETACEO. Doutor em Engenharia pela Poli-USP nas áreas de Métodos Numéricos e Software.

Experiência de mais de 30 anos em Educação como Mantenedor de Centro Universitário e Colégio; Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão; Chefe de Departamento; Coordenador de Curso e Professor.

Apaixonado por Educação, vem difundindo o conceito de Centro de Inteligência, com o objetivo de promover a melhoria contínua da Educação, na busca da excelência acadêmica e da alta performance administrativa e financeira.

Img

Carlos Antônio Monteiro

Fundador e Presidente da CM Consultoria, que atua no cenário das IES há mais de 25 anos, com foco nos serviços de reestruturação administrativa/ financeira/ acadêmica e gestão.

É advogado, administrador, sociólogo, com formação em Planejamento e Gestão Universitária pela Michigan University e MBA em Marketing.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para Instituições de Ensino” e do projeto “10 milhões de Alunos no Ensino Superior”.

Realização

Remodal