Anunciada para este ano, a versão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) específica para as Licenciaturas é tida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira como a principal ferramenta para resolver a lacuna existente na formação de professores no país.
Além da avaliação teórica, o Enade Licenciaturas vai considerar, também, a nota obtida pelo estudante em seu estágio prático na Rede Pública. O plano de aula elaborado pelo aluno é outro componente que será avaliado tanto pela Instituição de Ensino Superior (IES) quanto pela escola onde o estágio foi realizado.
Em outra via para tentar solucionar as questões relacionadas à formação está a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), atualmente sob análise do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Partindo dessa conjuntura, ANUP e Hoper Educação realizam no dia 10 de abril, às 15h, o webinar “O novo ENADE das Licenciaturas: o desafio da qualificação da formação de professores”. Foram convidados para debater o tema o prof. Manuel Palácios, presidente do Inep, a prof. Elizabeth Guedes, presidente da ANUP e conselheira do CNE, e Adriano Coelho, CEO da Hoper Educação.
A mediação ficará com o jornalista João Vianney, sócio da Hoper Educação.
O webinar visa discutir os critérios de avaliação do ENADE para as licenciaturas e como eles refletem a qualidade da formação de professores; explorar como a nova DCN de formação de professores em discussão no CNE dialoga com o ENADE e com a melhoria da profissão no Brasil e analisar as tendências e os desafios atuais e futuros das IES na formação de professores.
As inscrições são gratuitas!