Taxa de inscrição | |
---|---|
Pago | R$ 10,00 |
Em 2024, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) celebra duas décadas, como protagonista na salvaguarda da qualidade do ensino superior no Brasil. Ao longo desses anos, o SINAES firmou-se como uma política pública essencial, orientando e monitorando as instituições de ensino superior em sua busca pela excelência acadêmica.
Para comemorar e refletir sobre esse marco tão significativo, o Centro Universitário Internacional (UNINTER), em parceria com a Associação Nacional de Procuradores Institucionais (ANPI), apresentam o evento “SINAES 20 Anos: Balanço, Reflexões e Perspectivas para a Avaliação Institucional do Ensino Superior Brasileiro”.
O encontro será todo online, com abrangência nacional, e tem o propósito de ser uma plataforma para discussões aprofundadas sobre a evolução, impactos, desafios e futuros possíveis do SINAES.
Deste modo, o evento visa proporcionar um ambiente enriquecedor onde acadêmicos, gestores, estudantes e todos os interessados na avaliação institucional do ensino superior, possam se engajar em debates construtivos, compartilhar suas experiências e ampliar seu entendimento sobre o tema.
Além das discussões, o evento encorajará a submissão e apresentação de trabalhos sobre assuntos ligados ao SINAES, fortalecendo ainda mais o caráter acadêmico e colaborativo da iniciativa.
A estrutura do evento foi pensada para garantir o compartilhamento de experiências e ideias.
No primeiro dia, os participantes serão convidados a uma jornada retrospectiva sobre a concepção e evolução do SINAES, culminando em grupos de trabalho específicos sobre metodologias de autoavaliação e avaliação externa.
A professora Elizabeth Guedes, presidente da ANUP, coordenará o Grupo de Trabalho 2, com o tema: “Políticas Públicas para a Avaliação do Ensino Superior”.
O segundo dia será dedicado à gestão da qualidade no ensino superior e às políticas públicas voltadas para a avaliação institucional das IES, finalizando com uma visão prospectiva sobre o que o futuro reserva para o SINAES.
Vivemos em um momento de transformações rápidas e profundas na educação, mais do que nunca, precisamos nos unir para refletir, aprender e construir juntos o futuro do ensino superior.
Este evento é uma oportunidade ímpar para todos os que se importam com a educação de qualidade em nosso país, convidamos você, a se juntar a nós nessa jornada de descoberta e colaboração. Participe, contribua com sua visão e faça parte dessa construção coletiva por um ensino superior cada vez mais qualificado e produtivo para o Brasil!
Inscrições e informações detalhadas sobre a programação aqui.
Subtemas: método de avaliação interna; concepção de instrumentos de avaliação; projeto de autoavaliação institucional; composição de Comissão Própria de Avaliação; participação de segmentos acadêmicos; atuação da CPA na IES; relatório anual; ciclo avaliativo; uso de tecnologias na autoavaliação; análise dos resultados da avaliação interna; atuação docente; desempenho dos serviços institucionais; qualidade dos materiais didáticos, condições de infraestrutura das IES; egressos; monitoramento das ações realizadas a partir dos resultados da autoavaliação; feedback para a comunidade acadêmica.
Subtemas: evolução do SINAES; impactos do SINAES; utilização dos indicadores do SINAES pelos entes estatais; implementação de políticas públicas; atuação do Estado; participação social; inclusão e diversidade; redes de atores; desenvolvimento local e regional; financiamento público; autonomia universitária; transparência e prestação de contas; modelos de regulação e supervisão do ensino superior; experiências internacionais.
Subtemas: gestão institucional; gestão baseada em indicadores de qualidade; cultura organizacional; ferramentas de gestão; data science; mineração de dados; normas e técnicas de qualidade; sistemas de gestão da qualidade; práticas de benchmarking; acreditação e certificação de processos de ensino e aprendizagem; insumos institucionais a qualidade do ensino; autoavaliação e inovação pedagógica; sustentabilidade institucional; relação entre pesquisa, extensão e qualidade do ensino; retenção estudantil; papel da liderança; gestão da qualidade em períodos de crise.
Subtemas: ENADE; conceito ENADE; Índice Geral de Cursos – IGC; Conceito Preliminar de Curso – CPC; Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – IDD; dimensões da avaliação externa; instrumentos de avaliação externa; avaliação de reconhecimento e renovação de cursos de graduação; avaliação de credenciamento e recredenciamento de IES; preparação institucional para as avaliações externas; uso dos indicadores do ENADE pelas IES; instrumentos de avaliação externa.