A noite desta quarta-feira, dia 18 de abril, foi marcada por música e animação, no auditório principal da Universidade de Araraquara – Uniara. No local, o curso de Pedagogia, em parceria com as graduações de Biologia, Nutrição, Psicologia e Pedagogia a Distância da instituição, realizou a abertura da décima edição do projeto de incentivo à leitura “Ler é a Solução”, e, consequentemente, suas inscrições, oferecidas aos cursos participantes, a partir desta quinta-feira, dia 19. O encontro foi intermediado pela professora Dirce Charara Monteiro.
O coordenador da graduação de Pedagogia, Uiliam Moraes Folsta, conta que o projeto foi criado há dez anos e está se expandido com a adesão de outras graduações, “o que envolve um bom número de alunos”. “O ‘Ler é a Solução’ será encerrado em meados de setembro, quando faremos uma celebração, e teremos dados de quantos estudantes participarão”, explica.
O início do evento contou com a participação do Coral Uniara, que completa trinta anos em 2018. O grupo, regido pelo maestro Rogério Toledo, interpretou músicas de Lulu Santos, Renato Russo e Maroon 5, entre outras.
Logo após, a coordenadora do curso de Psicologia, Simoni de Cássia Haddad Penteado, fez uma menção especial ao seu idealizador, o ex-chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, Mivaldo Messias Ferrari, falecido em 2017, e citou um trecho de um texto de aut19 de oria da assessora de imprensa da Uniara, Natália Nunes: “O professor Mivaldo, como era carinhosamente chamado por seus alunos, ex-alunos e amigos da Uniara, tinha como marcas registradas seu enorme carisma, sua alegria de viver e sua sensatez e tranquilidade incomparáveis”.
“Acho que, cada vez mais, atualmente, estamos imersos em situações que revelam uma maneira muito preocupante de lidar com o mundo. Talvez, se tivéssemos mais leitura, as pessoas reagiriam ao mundo e às coisas de uma forma diferente. É, portanto, um projeto de incentivo porque, em nosso país, ela deixa a desejar”, comentou Simoni.
Na sequência, ela explicou os objetivos da iniciativa: “introduzir o estudante ao prazeroso universo da leitura; auxiliar a escola na tarefa de despertar em seus alunos o prazer desse hábito; desenvolver e avaliar atividades que auxiliem na leitura e interpretação de textos; levar o participante a ler pelo prazer, e contextualizar o mundo em que vive; mostrar ao estudante o papel fundamental da leitura no aprimoramento da produção escrita; levá-lo a entender, estudar e debater a temática, o que inclui texto e contexto”.
A última atração da noite foi a palestra “Desvendando os caminhos da leitura”, ministrada pela professora Érika Bergamasco Guesse Borges. “Temos bastantes discursos disponíveis sobre a importância da leitura, de modo que não é falta de informação sobre como ela é relevante. Assim, pensei em trazer minha própria concepção e percepção, como leitora e professora. A ideia foi traçar um caminho para chegar à conclusão de que ler é muito importante, porque nos proporciona autoconhecimento, autocrítica, faz-nos refletir e não nos deixa sermos manipulados. Ela combate o ‘emburrecimento’, que tem sido tão ‘reforçado’ por alguns poderes instituídos. Quando lemos algo que promove o conhecimento, nós nos libertamos e nos salvamos. Assim, seremos donos de nossas próprias vontades, nossos próprios pensamentos e, consequentemente, do nosso próprio agir”, declarou a convidada.
O projeto
Folsta explica que o participante precisa ler três livros, sendo dois indicados por professores e um à sua escolha. “A partir disso, ele precisa apresentar um conteúdo escrito para que os docentes possam analisar o que ele leu, como fez isso, e sua apreciação sobre a obra ou o autor escolhido, entre outros fatores. Assim, o estudante terá o ganho de conhecimento e lazer, e no aspecto curricular, já que terá horas de atividades contadas”, detalha.
As inscrições para o “Ler é a Solução” terminam no dia 30 de abril. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail pedagogia@uniara.com.br.