Notícias

Img

A educação a distância já é uma realidade para quase 2 milhões de estudantes. Entre os motivos que atraem cada vez mais pessoas para a modalidade a distância estão a flexibilidade de horários, a possibilidade de estudar sem sair de casa e mensalidades com preços mais acessíveis. No entanto não são todos os alunos que têm perfil para estudar longe das salas de aula. O conselheiro da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED-, Welligton Baxto explica que o aluno da educação à distância tem um perfil diferente do aluno do presencial. “O aluno tem que ter flexibilidade, disciplina e apoderamento tecnológico, para aproveitar melhor o curso à distância. Então ele diferencia um pouco do estudante presencial”, ressalta.

Além disto, Baxto defende que as escolas preparem o estudante para a modalidade a distância desde os anos iniciais, para que ao chegar a universidade, o estudante já esteja habituado. “É um caminho, preparar na educação básica, aí temos que ver em que momento, em que seguimento vai ser empregado essa educação a distância, para que ele consiga chegar na educação superior mais preparado”, finaliza.

Já a professora do curso de enfermagem Najala Rocha defende que, mesmo que o aluno da modalidade Ead precise ter disciplina, ele não está só e pode, sempre, contar com ajuda do tutor. “Esse aluno que chega no Ead ele precisa de muito mais disciplina do que um presencial. O presencial tem o professor que passa o conteúdo e vai embora. No sistema Ead não, a gente está lá constantemente, ajudando, pegando na mão do aluno, ensinando ele a mexer no computador”, salienta a professora.

Mas o interesse do aluno também é um diferencial na hora do sucesso, como explica a estudante de enfermagem Élica Pereira Heidenann “Para ter sucesso na educação a distância o aluno tem que ter interesse, de pegar o livro, estudar e assistir as vídeo aulas. Você tem a opção de assistir as aulas quantas vezes quiser. Se você não entendeu uma coisa você volta lá, assiste de novo e escuta e procura, então eu acho que vai do interesse de cada um mesmo”, concluiu.

Remodal