A primeira etapa para a implantação de um curso de pós-graduação stricto sensu, o processo de Avaliação das Propostas de Cursos Novos (APCN) de 2019 abre o sistema nesta segunda-feira (1º de julho), para que instituições apresentem seus projetos para criação de mestrados e doutorados, tanto acadêmicos como profissionais, nas modalidades presenciais e a distância, esta última somente para mestrado. A fase de submissão de propostas se encerra em 9 de agosto.
Cada proposta representa o compromisso da instituição com a garantia de condições necessárias ao funcionamento do novo curso, em relação, por exemplo, ao corpo docente, laboratórios, salas de aulas e bibliotecas. Por isso, além de objetivos claros, os projetos devem trazer uma descrição detalhada dos itens constantes nas propostas. Essas, por sua vez, devem apresentar áreas de concentração coerentes, linhas de pesquisa e estrutura curricular adequadas, número de vagas que pretende oferecer e perfil de formação do aluno pretendido.
Quanto ao corpo docente, a proposta precisa mostrar na avaliação de entrada o número total de professores e o tempo de dedicação ao curso. Participações de pós-doutores, aposentados e profissionais de outras instituições também podem constar no projeto.
A experiência do corpo docente é considerada na avaliação da proposta: orientação de iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso e de mestrado, e atuação em outros programas de pós-graduação. Deverão ser indicadas as cinco produções acadêmicas mais relevantes de cada docente nos últimos cinco anos, além da integração em projetos de pesquisa e disciplinas.
É importante ressaltar que os Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, ao encaminharem as novas propostas de APCN, deverão justificar a pertinência dos projetos para a instituição e para a sociedade em que está inserida.
Sônia Báo, diretora de Avaliação da CAPES, recomenda que as instituições encaminhem projetos inovadores e diferentes dos que se tem atualmente no sistema de pós-graduação. “É o momento de apresentar propostas que tragam novos desafios, que saem do tradicional e buscam a formação de recursos humanos, que consigam oferecer soluções a problemas para os diferentes segmentos da sociedade”, argumenta.
A APCN é o primeiro passo de certificação da qualidade da pós-graduação brasileira, referência para as escolhas dos futuros alunos. Ela subsidia a gestão da CAPES na distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa e contribui para orientar ações de expansão de programas no País, de acordo com as necessidades regionais e as áreas estratégicas do conhecimento.
Referência: InfoCAPES