BRASIL/ÁFRICA -CAPES e Moçambique estabelecem diálogo sobre fomento educacional
Representantes de instituições financiadoras do ensino superior de Moçambique conheceram a experiência de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em reunião ocorrida nesta quinta-feira, 7, na sede da agência, em Brasília.
Participaram do encontro o diretor geral do Instituto de Bolsas de Estudo (IBE) de Moçambique, Octávio Manuel de Jesus, e o diretor adjunto de Planificação do Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique, Aberto Tonela. Segundo Manuel de Jesus, a intenção é prover condições para todos que tenham interesse em prosseguir nos estudos. “Há muita demanda por formação em nosso país e nosso orçamento é limitado. O Brasil pode fornecer elementos para desenvolvermos nossa política de financiamento estudantil”, pontuou o dirigente.
O diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Geraldo Nunes, apresentou a operação do financiamento de bolsas, custeio, capital e do Portal de Periódicos. “Há mais de 60 anos, optamos por subsidiar totalmente a formação de recursos humanos acadêmicos de alto nível”, informou o diretor.
Prosseguindo sua série de encontros, os dirigentes moçambicanos vão conhecer a experiência de financiamento de estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), baseada em empréstimos a estudantes com juros sociais.