Candidatos que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) para obter o diploma do ensino médio continuam sem conseguir visualizar os resultados, que foram divulgados na última segunda-feira (5).
Na última terça-feira, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia declarado que 156.505 haviam sido afetadas por uma falha técnica – e que o problema estaria resolvido até a meia-noite.
Às 18h desta quarta, o Inep informou ao G1, por meio de nota, que quatro estados estavam com as notas normalizadas: Alagoas, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. "Para as demais situações, os participantes podem ligar na Central de Atendimento do Inep, por meio do 0800 616161", afirmou a autarquia.
Para os participantes afetados, o Encceja disponibiliza apenas a nota da redação e de no máximo outras duas partes do exame – e não das quatro provas (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática). Consequentemente, esses candidatos não conseguem saber se atingiram as notas mínimas exigidas para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.
Veja a seguir um exemplo em que ocorreu a falha:
O correto seria aparecer a seguinte tela, com todas as notas da prova objetiva:
O que é o exame
O exame pode dar o certificado de conclusão do ensino médio para os candidatos que não se formaram na idade correta. Aqueles que prestaram a prova para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderão ver os resultados a partir de 30 de março, de acordo com o Inep. As pessoas privadas de liberdade e as residentes no exterior também saberão se passaram na prova apenas no mês que vem.
Dos quase meio milhão de participantes presentes em todas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) do ensino médio em 2017, só 20,8% conseguiram a nota mínima exigida para obterem o certificado.
Serão aprovados aqueles que atingirem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento da prova e na redação. Eles deverão solicitar a certificação junto às Secretarias Estaduais de Educação ou aos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia.
Caso o candidato só tenha cumprido a pontuação em matemática, por exemplo, ele pode solicitar a declaração parcial de proficiência – para que, no ano seguinte, não precise fazer a prova dessa disciplina novamente.
Número de candidatos
O Encceja Nacional foi aplicado em 19 de novembro em 564 municípios. Dos 1.575.561 inscritos, 1.272.279 (81%) buscavam a certificação do Ensino Médio.
O índice de abstenção foi de 59,7%, segundo o Inep.