Notícias

Img

A nova diretoria da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares), que tem como presidente, a professora Elizabeth Guedes e vice, o professor Rubens Lopes, e seu Conselho foram apresentados em uma cerimônia, na tarde do último dia 7. O mandato da nova diretoria vai até 2022.

Fazem parte dessa diretoria, além de Elizabeth Guedes e Rubens Lopes, Pedro Chaves, Cláudia Andeatini, Gislaine Moreno e Arody Herdy. Já o Conselho é formado por Adriano Augusto Fagundes, Candysse Figueiredo, Claudemir José de Souza, Cláudia Romano, Edson Agatti, Fernando Passos, Mário Sérgio Swerts, Nadja Viana, Pedro Henrique Alves, Ronaldo Mota, Sérgio Mendes, Silvia Penteado e Wellington Salgado.

A nova presidente da ANUP ressaltou que haverá continuidade no trabalho que vinha sendo feito “Esse período que nós vamos começar agora é um período que vai ser a continuidade do trabalho, nós não vamos abrir mão de três coisas: da nossa autonomia e da nossa prerrogativa dos agentes privados trabalharem segundo as leis de regulação, as normas regulatórias e nada mais; de conversar com o governo sobre a necessidade de um Programa de Financiamento Estudantil. Todos nós sabemos que um aluno formado no ensino superior, o que ele recolhe de impostos federais, municipais e estaduais é muito mais do que o governo investiu na sua formação através do financiamento, e da estabilidade regulatória. Nós precisamos de estabilidade regulatória, a gente não tem que ser amigo de todos os secretários, a gente tem que ser amigo da lei.”

Durante o evento também foi assinado o acordo de cooperação entre a ANUP e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para tratar da prevenção ao suicídio e a automutilação sem intenção de morte. O acordo prevê a capacitação dos profissionais da educação, além de levar a discussão sobre inteligência emocional para as universidades. O acordo foi assinado pela presidente Elizabeth Guedes e a ministra Damares Alves.

Um outro acordo com o Ministério da Cidadania também foi assinado durante o evento. Nele ficou estabelecido um protocolo de intenções para o desenvolvimento de programas de apoio ao esporte amador. O acordo entre a Associação e o Ministério prevê o fortalecimento de programas de oferta de bolsas de estudos para atletas de diversas modalidades, que depois irão representar suas universidades nas olimpíadas, que serão estruturadas pelo Ministério.

O evento ocorreu no auditório do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras), em Brasília (DF), e contou com a presença de autoridades, reitores, personalidades e políticos. Estiveram presentes diretores da Secretaria de Regulação do Ensino Superior do MEC, dirigentes da Caixa Econômica Federal e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Benedito Guimarães Aguiar Neto e do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas -COMUNG, Carmem Lúcia de Lima Helfer,  representantes da ANEC e da ABRUC, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, da Câmara de Ensino Superior do CNE, Antônio Freitas, além de conselheiros do CNE.

Também marcaram presença, o vice-presidente executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro – SEMERJ, Rui Otávio Andrade, além dos diretores da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN, Jorge de Jesus Bernardo e Anna Gilda Dianin, o vice presidente, Arnaldo Cardoso Freire, os presidentes do Sinepe, Paulino Delmar Rodrigues Pereira (Sinepe/MA), Flávio Dani Franco (Sinepe/MG) Krishnaaor Ávila Streglio (Sinepe/GO), além do presidente da Sociedade Nacional da Agricultura, Antônio Alvarenga e o deputado Haroldo Cathedral, dentre outros convidados, associados e autoridades.

 

Referência: ANUP

 

 

 

Remodal