Criado pela União Europeia (UE) com o objetivo de apoiar a educação, a formação, a juventude e o desporto por meio do intercâmbio entre países membros do bloco e parceiros de outros continentes, o programa Erasmus+ está recebendo propostas para o financiamento de novos projetos em 2023.
Para o próximo ano, conforme anúncio da Comissão Europeia, o foco principal do programa será a mobilidade. O objetivo será apoiar treinadores desportivos, por meio da participação em projetos de mobilidade, criando oportunidades de cooperação e aprendizado diretamente em organizações desportivas de base.
Assim, o Erasmus+, cujo orçamento anual é de 4,2 bilhões de euros, busca incentivar projetos que apoiam a transição verde e a neutralidade de carbono, promovendo meios de transporte sustentáveis e comportamentos ambientalmente mais responsáveis.
O programa financia atividades que desenvolvam as prioridades do programa nas escolas, instituições de ensino superior, profissionalizante ou desportivo. Qualquer entidade pública ou privada ativa nas áreas da educação, formação, juventude e desporto pode se candidatar ao financiamento, com a ajuda das agências nacionais Erasmus+ sediadas nos estados membros da UE e demais países associados ao programa.
A convocatória está disponível aqui.
Com informações do Ministério das Relações Exteriores