Notícias

Img

Desde o seu lançamento na EV.G (Escola Virtual de Governo), da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), em setembro de 2024, o curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” tem ganhado destaque nacional. Em pouco mais de seis meses, já são mais de 21 mil inscritos e mais de 9 mil certificados emitidos, sinalizando o forte interesse pela formação em uma das áreas mais estratégicas para o desenvolvimento humano.

A formação é uma iniciativa da ANUP Social, Frente de Responsabilidade Social da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares) em parceria com a Fundação Bernard Van Leer e apoio técnico da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Com carga horária de 40h no modelo autoinstrucional, o curso está disponível no formato assíncrono e pode ser incorporado por instituições que disponham de uma plataforma EaD.

PERFIL DOS PARTICIPANTES

Os dados da plataforma da ENAP revelam um público diversificado:

  • 10.184 participantes sem vínculo formal,
  • 8.034 servidores públicos,
  • 2.045 empregados públicos,
  • 621 profissionais do terceiro setor.

Os estados com maior número de inscrições são São Paulo (18,2%), Alagoas (7,4%), Minas Gerais (7,2%) e Rio de Janeiro (6,7%), mostrando o alcance nacional da iniciativa.

Para Júlia Jungmann, gerente de Responsabilidade Social da ANUP, o sucesso do curso evidencia não apenas o interesse crescente pela área, mas também o poder da formação como ferramenta de mobilização social. Ela ressalta que os mais de 21 mil inscritos representam um movimento nacional em torno de um tema estratégico, capaz de influenciar positivamente o futuro do país e impulsionar avanços em políticas públicas voltadas à Primeira Infância.

“Ver mais de 21 mil pessoas, de diferentes regiões e perfis, engajadas com o tema da Primeira Infância é uma demonstração clara do impacto e da relevância dessa formação. Estamos falando de um curso que não apenas compartilha conhecimento, mas também mobiliza uma rede de profissionais e cidadãos comprometidos com o futuro do país. Esse alcance nos emociona e reforça a importância de avançar em mais políticas públicas para essa área”, relata Júlia.

POR QUE ISSO IMPORTA?

Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de uma criança. Por isso, é essencial investir na qualificação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e outras que atuam diretamente com o público de 0 a 6 anos. O fortalecimento da primeira infância começa com formação de qualidade.

COMO PARTICIPAR OU OFERECER O CURSO

Se você representa uma Instituição de Ensino Superior, empresa, órgão público ou organização que dispõe de uma plataforma de EaD e deseja ter o curso no seu acervo, preencha o formulário disponível aqui.

Se você pertence a uma organização pública ou privada que não dispõe de plataforma EaD, ou é pessoa física e deseja fazer o curso, acesse as aulas por meio da plataforma ENAP clicando aqui.

Remodal