O curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância”, criado pela Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), será utilizado como piloto para o Educa Seas, um novo ambiente virtual de aprendizagem criado pelo Governo do Estado de Rondônia. A plataforma foi lançada na última sexta, 30 de Junho, durante a 58ª reunião da Comissão de Intergestores Bipartite do Estado de Rondônia, que é uma instância colegiada de negociação e pactuação entre gestores municipais e estaduais.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo de Rondônia, o Educa Seas tem como objetivo capacitar gestores, trabalhadores, conselheiros e operadores dos programas sociais do Estado. A plataforma reúne capacitações na modalidade Educação a Distância (EaD) em conformidade com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Governo Federal.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a oferta de meios que colaborem com o serviço da assistência social produz resultados concretos nas dimensões sociais, políticas e culturais. “Estamos investindo em ações que fortaleçam e resultem em fatores benéficos aos rondonienses”, pontuou.
O superintendente da Setic, Delner Freire destacou que, a ferramenta foi desenvolvida para atender o público da Política Nacional de Educação Permanente do Suas. “A atuação do profissional assistente social vai além do combate à desigualdade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária. A Plataforma Educa Seas foi criada para centralizar as capacitações e auxiliar no preparo dos profissionais”, ressaltou.
PARCERIA
A parceria entre a ANUP e o Governo do Estado de Rondônia foi formalizada com a assinatura do Termo de Adesão ainda em junho deste ano. Este foi um dos convênios que ampliou para 18 o número de instituições que passaram a oferecer o curso desde o segundo semestre de 2022 até o momento.
Luana Rocha, secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social de Rondônia ressaltou que o acordo com a Associação é de grande importância para a disseminação do tema Primeira Infância no estado.
“Essa parceria com a ANUP é muito significativa porque quanto mais pessoas, no nosso estado, souberem a importância da Primeira Infância, melhor atenderemos nossas crianças com ações eficazes de proteção, de cuidados e de oportunidades”, disse a secretária.
Para Júlia Jungman, Gerente de Responsabilidade Social da ANUP Social, há uma grande expectativa para que novas parcerias como esta sejam concluídas nos próximos meses.
“Estamos muito felizes com o feedback positivo a respeito do curso e com o apetite de instituições de diferentes setores em capacitar seus alunos/servidores sobre Primeira Infância. Isso demonstra o reconhecimento gradualmente crescente da sociedade quanto à importância em tratar essa fase da vida como prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade menos desigual e mais saudável em todos os aspectos”, afirma Júlia Jungmann, Gerente de Responsabilidade Social da ANUP Social.
O CURSO
O curso “O Desenvolvimento na Primeira Infância” é resultado de um trabalho desenvolvido pela ANUP Social, frente de Responsabilidade Social da ANUP, durante os anos de 2020 e 2021. O projeto surgiu em meio à pandemia de COVID-19, quando da execução de outra iniciativa, o “I Desafio Universitário pela Primeira Infância”.
A atividade foi realizada de maneira 100% online e mobilizou cerca de 1.200 professores e estudantes das IES associadas a pensarem em soluções para as crianças pequenas e seus cuidadores. “Como a formação ofertada durante o projeto foi muito bem recebida por todos, percebemos que poderíamos levá-la a mais pessoas ao redor do Brasil. Então, decidimos elaborar um curso para ser oferecido em qualquer lugar do país”, acrescenta Júlia.
Todo o material foi desenvolvido pela ANUP Social com o apoio da da Fundação Bernard van Leer e cooperação técnica da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O curso está disponível nas versões assíncrona ou síncrona com tutoria.
Durante a fase experimental do projeto, o conteúdo foi validado por mais de 50 mil pessoas, dentre estudantes, professores e servidores públicos.
O objetivo é que o curso seja incorporado às plataformas de educação continuada ou aperfeiçoamento profissional. Ele pode ser ofertado como curso de extensão, atividade complementar ou disciplina curricular na modalidade Educação a Distância (EaD).
Para também oferecer a formação em sua organização, basta entrar preencher o formulário disponível aqui. Quaisquer dúvidas ou informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail anupsocial@anup.org.br.
Com informações da Secom/ Governo de Rondônia
Foto: Valéria Rodrigues