
Dirigentes da ANUP participam do novo relatório de Tendências no Ensino Superior para 2025 do Semesp
A presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), Elizabeth Guedes, o vice-presidente, Juliano Griebeler, e o coordenador da Rede ANUP de Educação Médica, Dr. Silvio Pessanha Neto, estão entre os especialistas consultados para o relatório “Tendências no Ensino Superior para 2025”, elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) em parceria com o Consórcio STHEM.
O documento foi lançado na última quinta, 6, em colaboração com a “Revista Ensino Superior”, e reúne contribuições de 81 especialistas para mapear as principais tendências da Educação Superior com base em suas experiências, pesquisas e atuação profissional.
Organizado por blocos temáticos, o relatório é elaborado para facilitar a compreensão das tendências pelos gestores de Instituições de Ensino Superior (IES), auxiliando no planejamento institucional e na definição de prioridades, estratégias e investimentos.
TENDÊNCIAS
A professora Elizabeth Guedes participou do relatório nos tópicos “Educação a Distância (EaD)” e “Licenciaturas”, dentro do bloco temático “Políticas Públicas”.
Já Juliano Griebeler contribuiu com reflexões sobre sustentabilidade no Ensino Superior, abordando os temas “Aumento dos Projetos Focados em Sustentabilidade”, “Avanços das Práticas de ESG” e “Mais Diálogo das Práticas de Sustentabilidade com a Economia”, dentro do bloco “Sustentabilidade, ODS e ESG”.
O Dr. Silvio Pessanha Neto foi ouvido sobre os desafios e perspectivas da Educação Médica, trazendo insights nos temas “Retomada do Programa Mais Médicos e Mercado dos Cursos de Medicina”, “Novas Tecnologias como Diferencial do Ensino Médico” e “Especializações Médicas e Futuro Acadêmico dos Cursos de Medicina”, no bloco “O Futuro dos Cursos de Medicina”.
O relatório está disponível gratuitamente para download aqui.