No próximo domingo, 25, cerca de 550 mil estudantes do ensino superior, de todo o país, farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade. A prova será aplicada aos estudantes de cursos de 27 áreas do conhecimento e tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos que estão se formando e também dos iniciantes.
O exame é aplicado anualmente nas instituições de ensino superior, embora nem todos os cursos sejam avaliados. A cada ano um grupo diferente de cursos é escolhido. O exame é obrigatório e constará no histórico escolar do estudante sua situação de regularidade.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, os resultados são usados para avaliar se os conteúdos e habilidades propostos por cada curso foram ou estão sendo repassados para os alunos.
Os resultados do Enade também servem como indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior, uma vez que as faculdades podem comprovar diante do Ministério da Educação (MEC) a qualidade dos seus cursos de graduação. Eles também são usados para o desenvolvimento de políticas para a educação superior.
Confira os cursos que serão avaliados pelo Enade em 2018:
Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; Turismo.
Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Design de Interiores; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Design Gráfico; Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão da Qualidade; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Processos Gerenciais.