O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o lançamento do “Desenrola da Educação”, programa voltado para a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo governo do presidente Lula (PT). O anúncio foi feito nesta segunda, 06, e entrará em vigor nesta terça, 07, afetando mais de um milhão de pessoas.
“A partir de amanhã as agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil poderão receber clientes do Fies”, disse Camilo. Uma linha de telefone 0800 também será instalada para atender quem precisa refinanciar a dívida.
Na semana anterior, o presidente sancionou uma lei relacionada à retomada de projetos na área de educação e saúde. Um dos aspectos desta lei é melhorar as condições para a quitação das dívidas em contratos celebrados até o final de 2017, que tenham vencido até 30 de junho de 2023.
Santana enfatizou que a renegociação poderá resultar em uma redução de até 99% das dívidas. De acordo com a lei, isso será aplicável aos estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias até junho deste ano, desde que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
“O importante é agilizar e deixar seguro para essas pessoas o que está garantido pela lei e pelo presidente, que é o direito de tirar o nome sujo do mercado. Recebi depoimentos de pessoas sem perspectiva, deviam e não conseguiam emprego”, afirmou Camilo.
Com informações do Metrópoles.
Foto: gov.br