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O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinícius Carvalho Rodrigues, tomou posse nesta quinta-feira (24). A cerimônia, na sede do instituto, em Brasília (DF), contou com a participação do Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, e de outras autoridades ligadas à educação.

Na ocasião, foram apresentados, oficialmente, o novo chefe de gabinete do Inep, Francisco Mamede de Brito, que teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União desta quinta, e os novos gestores de três diretorias do instituo: Paulo César Teixeira assume a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb); Francisco Victor Bouissou, a Diretoria de Gestão e Planejamento (DGP); e Maurício Castanheira, a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired).

Na Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) permanecerá a servidora Mariângela Abrão e na Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED), o também servidor Carlos Eduardo Moreno Sampaio. Camilo Mussi segue à frente da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE).

Gestão – O novo presidente do Inep participou da transição do Governo Federal desde dezembro de 2018. No instituto, atua na montagem da equipe e planejamento desde o início de janeiro. “Vamos melhorar a qualidade, aumentar a confiança e diminuir os custos para que o Inep consolide sua excelência em avaliação, estatísticas e estudos educacionais”, defendeu.

Durante seu discurso, Marcus Vinícius anunciou a necessidade de rever os processos e o modelo organizacional do Inep, utilizando modernas ferramentas de gestão. “Elencamos 32 ações prioritárias que contemplam desde a implantação de uma gestão estratégica, um escritório de gestão de projetos, a governança corporativa e compliance, até uma revisão criteriosa dos indicadoras e modelos de medição de nossas avaliações e exames”, disse.

Na cerimônia, o ministro Ricardo Vélez destacou o papel do instituto na preservação da memória da educação brasileira. “Este patrimônio nacional é essencial para a reconstrução da nossa democracia. Precisamos de intérpretes para esse ‘monumento de dados’ que é o Inep. Precisamos elaborar novas políticas educacionais que nos conduzam a uma verdadeira educação para a cidadania”, afirmou Vélez.

Perfil – Marcus Vinícius tem 63 anos, é cearense e já atuou como executivo, consultor organizacional, palestrante e professor em cursos de pós-graduação (MBA, Mestrado e Doutorado). É ainda autor de 11 livros sobre gestão e análise organizacional, qualidade e produtividade, dentre eles os best sellers “Qualidade de Vida no Trabalho” e “Ações para a Qualidade”. É doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); especialista (MBA) em Formação de Executivos pela Universidade dos Correios; e bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Inep – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Com a missão de subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo, e assim contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país, o Inep produz evidências sobre educação e atua nas seguintes áreas: Avaliações, Exames e Indicadores da Educação Básica; Avaliações, Exames e Indicadores da Educação Superior; Estatísticas Educacionais; Ações Internacionais; e Produção, Disseminação e Arquivo da Educação.

Fonte: Ascom/ INEP

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