Foram divulgados nesta terça, 31, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022.
Nesta edição, o Enade avaliou os cursos vinculados ao ANO III do ciclo avaliativo em um total de 26 áreas, considerando cursos de bacharelado e de tecnologia. Um total de 594.013 estudantes se inscreveram para o exame, sendo a grande maioria deles (447.494) dos cursos de bacharelado – destes, 354.983 eram de cursos da modalidade presencial e 239.030 da Educação a Distância (EaD).
As Instituições de Ensino Superior particulares – que, conforme atestou o último Censo da Educação Superior, tem a maior fatia do setor – também foram maioria no Enade: 86% ante 14% das IES públicas.
No que tange aos resultados gerais, a maior Média da Formação Geral ficou com Relações Internacionais, com 69,60 pontos. As maiores médias do Componente Específico e da Nota Geral ficaram com o curso de Secretariado Executivo, com 58,71 e 57,82 pontos, respectivamente.
Já quanto ao principal indicador do Enade, que é a nota atribuída aos cursos, a maioria deles, tanto das públicas quanto das particulares, atingiu o Conceito 3 (o que corresponde a 4.038 cursos, ou 45,2% do total). Os cursos com Conceito 2 somam 25,9% (2.315 do total de cursos avaliados); com Conceito 4, 20,1% (1.798 cursos), com Conceito 5 , 5,5% (487) e com Conceito 1, 3,3% (ou 296 cursos).
A escala de Conceito do Enade vai de 1 (pior nota) a 5 (melhor nota).
IES PARTICULARES
As faculdades, centros universitários e universidades particulares concentram a maioria dos estudantes concluintes em cursos com Conceito 3: 187.811 alunos.
O mesmo ocorre quando se analisa o resultado dos estudantes matriculados: a maioria está em cursos com Conceito 3: 992.499 alunos.
Em um dos recortes apresentados, foi demonstrado que a maioria dos cursos de Administração das IES particulares (50,7%) tem Conceito 3. No Direito, a maioria das instituições particulares também têm cursos Conceito 3 (50,4%).
MODALIDADE
A maioria dos cursos na modalidade Educação a Distância avaliados obteve os conceitos 3 (48,3%) e 2 (30%). Cursos EaD com Conceito 4 representam 14,2% do total. Já os cursos presenciais obtiveram, em maioria, Conceito 3 (44,5%), Conceito 2 (25 %) e Conceito 4 (21,5%).
Quando se considera o perfil dos estudantes avaliados, aqueles que estão na fase de conclusão de curso, na modalidade EaD, alcançaram, em ampla maioria, Conceito 3 (120.864) e Conceito 2 (104.893).
Os concluintes nos cursos presenciais estão mais distribuídos em cursos com Conceito 3 (153.039), Conceito 2 (88.093) e Conceito 4 (77.630).
Estudantes nos primeiros anos de curso matriculados na modalidade EaD estão, em ampla maioria, em cursos com conceitos 3 (706.821) e 2 (663.470). Cerca de 11 mil alunos alcançaram a nota máxima, que corresponde ao Conceito 5.
Os estudantes matriculados em cursos presenciais estão mais distribuídos em cursos com Conceito 3 (646.305), Conceito 2 (368.775) e Conceito 4 (347.291).
Apesar dos números, o Inep destacou, durante a apresentação dos dados, que os cursos EaD representam 24,3% dos cursos das áreas avaliadas que oferecem as duas modalidades e 19,6% do total.
PERFIL
Ainda de acordo com o Instituto, o Questionário do Estudante apontou que o perfil predominante é o de mulheres (59,6%), brancas (52,9%), solteiras (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e indivíduos que trabalham 40h semanais ou mais (51,4%).
Na educação presencial, a maioria dos concluintes é formada por jovens de até 24 anos, enquanto na EaD, a faixa etária predominante é dos 31 aos 40 anos.
Outro dado que mereceu destaque foi o numero de estudantes que receberam subsídios ou bolsas de estudo para custear a maior parte ou todo o curso: 31,6% dos estudantes que responderam aos questionários foram beneficiados por políticas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Prouni).
NOVAS MEDIDAS
Durante a coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que as licenciaturas terão avaliação anual no Enade. Também serão votadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para esses cursos e há planos para a criação de uma agência reguladora.
Segundo o ministro, o diálogo com as instituições, entidades, Conselho Nacional de Educação e sociedade civil fará com que a educação siga no caminho de aperfeiçoamento e melhoria da educação superior.
“O Ensino Superior é tema essencial para o MEC. Por isso, o Enade tem colaborado para que o Ministério aperfeiçoe suas políticas públicas e mostrado a importância das políticas afirmativas para dar acesso às pessoas de baixa renda”, afirmou.
Além do ministro, participaram da solenidade o presidente do Inep, Manuel Palácios, e o presidente do CNE, Luiz Curi.
Confira o vídeo da apresentação dos dados aqui.
Veja os resultados na íntegra aqui.
Fotos: Luis Fortes/MEC