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União de saberes é uma premissa que norteia um projeto do qual participam alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia da UNIP Alphaville.

O Projeto Horta, como foi batizado, é coordenado pela professora doutora Patrícia Pereira Alfredo, líder do curso de Medicina local, e reúne estudantes para compartilhamento de conhecimentos em suas áreas, trazendo em seu bojo a Medicina Integrativa, que utiliza, por exemplo, plantas medicinais para trazer conforto e alívio a quem sofre de dores musculoesqueléticas.

A UNIP Alphaville, que detém uma área para plantação, percebeu a importância de implementar uma ação desse tipo. O Projeto Horta consiste no plantio de ervas para a produção de emplastros e infusões voltados, inicialmente, aos colaboradores do campus e, futuramente, à comunidade de Santana de Parnaíba (SP).

Ele nasceu imbuído de ser uma oportunidade para que os discentes coloquem em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolvam valores como responsabilidade social, além da habilidade de trabalhar colaborativamente. A atividade, além de tudo, contribui para a formação de profissionais de diferentes áreas, capacitando-os para uma atuação integral na Saúde.

Em 2024, os alunos de Medicina e de Nutrição iniciaram o plantio. A vida brotou em fevereiro de 2025, culminando em três dias de colheitas de arnica, hortelã, boldo, guaco, capim-santo e alecrim, consistindo no primeiro passo para o preparo das fórmulas para abordagem terapêutica.

A líder do curso de Medicina, professora doutora Patrícia Alfredo, explica que, após o plantio, o processo de preparação da planta consistiu em retirar as folhas atípicas e de outras espécies, fragmentos de insetos, partes parasitadas e outros contaminantes para, em seguida, serem devidamente higienizadas, secas e transferidas para as estufas presentes nos laboratórios multidisciplinares do campus. As estufas fornecem renovação de ar e desidratadores em camadas finas sob temperatura de 35º C para flores e folhas, até que estejam completamente desidratadas. Por fim, as plantas foram embaladas e armazenadas em local limpo, fresco e ao abrigo de luz, para maceração, decocção e infusão.

Seguindo estritamente as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia (BPMF) regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os professores de Farmácia testaram duas formas de apresentação da formulação para aplicação tópica no local da dor: com extrato de arnica, criaram emulsão em creme e em gel, que foram enviados para ensaios de qualidade microbiológico e físico-químico.

Multidisciplinaridade: uma união de conhecimentos dos alunos de Saúde e Psicologia da UNIP Alphaville em prol da comunidade acadêmica

Uma avaliação completa feita pelos alunos de Medicina, Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia garantiu o fechamento de diagnósticos de lesões musculoesqueléticas dos colaboradores da UNIP Alphaville.

Eles receberam orientações sobre medicamentos já em utilização e em uso futuro, passaram por avaliação nutricional, antropométrica e de consumo alimentar e obtiveram prescrição de metas voltadas à melhor qualidade da alimentação e do fitoterápico adequado ao tipo de dor, triada previamente pela equipe formada pelos alunos de Medicina.

Foi feita a coleta de sangue pelos discentes de Ciências Biológicas para a realização de análises enzimáticas pelos colegas de Biomedicina. Os pacientes também passaram por avaliação psicológica, para levantamento dos tópicos que irão compor folder sobre preservação da saúde mental, tais como higiene do sono, respiração para momentos de ansiedade, coloração de mandala, qualidade de vida e convivência com a dor.

“No dia 25 de março, foram iniciadas as sessões de exercícios de Fisioterapia e aplicação dos emplastos em 20 funcionários, com uma frequência de três vezes por semana. Todos os alunos participaram e continuarão a participar do projeto, cada qual em sua devida área. Os alunos do curso de Medicina, por exemplo, estão aproveitando seus intervalos para aprenderem com os professores envolvidos no estudo, como um tratamento multi e interdisciplinar, visando à melhora integral dos pacientes. Escutam relatos sobre como vêm sendo as evoluções nesse período e suas expectativas de melhorias”, completa o médico e diretor do curso de Medicina da UNIP Alphaville, professor doutor Fábio Ancona Lopez.

Corpo docente responsável pelo Projeto Horta

Professora doutora Patrícia Pereira Alfredo: fisioterapeuta, coordenadora do Projeto Horta e líder do curso de Medicina da UNIP Alphaville.

Professor doutor Fábio Ancona Lopez: médico e professor do curso de Medicina da UNIP Alphaville.

Professor doutor Marcio Fernando Madureira Alves: biomédico e coordenador auxiliar do curso de Biomedicina da UNIP Alphaville.

Professora doutora Dulci Vagenas: bióloga, coordenadora do curso de Ciências Biológicas e professora do curso de Medicina da UNIP Alphaville.

Professora mestre Alessandra Stroka Moreira: farmacêutica e professora dos cursos de Farmácia e Medicina da UNIP Alphaville.

Professora doutora Hellen Coelho: nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNIP Alphaville.

Professora doutora Aline Veroneze de Mello Cesar: nutricionista do curso de Nutrição da UNIP Alphaville.

Professora doutora Ligia Caran C. C. Pinho-Lopes: psicóloga e coordenadora da Clínica de Psicologia Aplicada – CPA da UNIP Alphaville.

Professora mestre Tatiana Zambrano Filomensky: psicóloga e supervisora do Plantão Psicológico – CPA da UNIP Alphaville.

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