Notícias

Img

Será realizada nesta terça-feira, dia 15 de maio, a partir das 15h30, a “Oficina de compostagem doméstica e pequenos plantios”, ministrada gratuitamente pelo projeto Minhocaria. A atividade ocorrerá durante a “Da roça para a mesa: feira de alimentos saudáveis”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA e o Núcleo de Estudo e Extensão em Agroecologia – NEEA da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com produtores rurais, na unidade IV da instituição, localizada na avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa. As inscrições devem ser efetuadas pelo link do evento – https://goo.gl/KStfoH.

De acordo com os organizadores da oficina, “será oferecida uma parte teórica sobre compostagem doméstica com minhocas em composteiras feitas em casa, com baldes reciclados e, posteriormente, uma parte prática com o plantio de mudinhas de temperos”.

A mestranda do PPG-DTMA e integrante do NEEA, Larissa Sapiensa Galvão Leal, conta que Lara Laranjo, responsável pela oficina, trabalha com meio ambiente. “Ela trouxe essa ideia a partir de projetos parecidos, feitos em São Paulo. Inclusive, busca lixo orgânico nas casas, para quem não tem como fazer compostagem”, explica.

Outras informações sobre a “Oficina de compostagem doméstica e pequenos plantios” podem ser obtidas pelo telefone/Whatsapp (11) 99643-3125 ou pelo e-mail: minhocaria@gmail.com.

 

Da roça para a mesa: feira de alimentos saudáveis é semanal

A feira é realizada às terças-feiras, das 15h30 às 19h, na unidade IV da Uniara. No local, são oferecidos frutas, legumes e verduras, todos produzidos sem a utilização de fertilizantes químicos e agrotóxicos, de acordo com o doutorando do PPG-DTMA, César Giordano. “Os alimentos são frescos, colhidos poucas horas antes da feira. Também há uma grande variedade de alimentos processados, todos geralmente de maneira artesanal, como pães, bolos, compotas de doces, geleias e temperos, dentre outros produtos feitos com ingredientes de origem orgânica”, completa.

Além dessas opções, Giordano lembra que também existe uma área de alimentação, onde são oferecidos açaí e tapioca, “sempre com foco na alimentação saudável”. “Propomos um diálogo com a comunidade, problematizando esse sistema convencional de produção de alimentos e discutindo conceitos de alimentação saudável e de produção orgânica de alimentos”, finaliza.

Outras informações sobre a “Da roça para a mesa: feira de alimentos saudáveis” podem ser obtidas no link https://goo.gl/K79Ygn

Remodal