As filas extensas do SUS (Sistema Único de Saúde) são uma realidade para milhares de brasileiros. Porém, há outras iniciativas gratuitas que podem funcionar como uma opção a essa espera, como os atendimentos oferecidos por universidades particulares.
Para o governo federal, as filas têm aumentado em razão do envelhecimento da população, do aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes, e das sequelas da Covid.
“[Pessoas em condições mais vulneráveis] até têm acesso a uma UPA, até têm acesso a um centro de saúde, para fazer a sua primeira consulta; mas quando o médico pede para visitar um outro especialista, que vai cuidar do seu olho, que vai cuidar de uma imagem, que vai cuidar de qualquer outra especialidade, ele não tem”, relatou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Redução de Fila do sistema público, no dia 5 de fevereiro.
Uma forma de evitar o transtorno da espera e deixar de ter gastos em clínicas privadas é procurar uma universidade particular que ofereça esse serviço, por mais que não seja uma obrigação da entidade.
“Tem uma prestação de serviço direto à comunidade muito grande. [Porém] ela não é obrigatória, eu posso não ter nenhuma clínica na minha faculdade e deixar aos alunos o trabalho de procurar estágio”, explica Elizabeth Guedes, presidente da Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares).
Para a presidente da Anup, os hospitais-escola são um diferencial na formação do aluno, que deve fazer estágio obrigatório, além de ser útil à comunidade do entorno. O serviço gratuito também não é uma obrigação, é escolha da universidade.
“É uma forma que você tem de complementar a rede do SUS e, portanto, desafogar a rede de atenção básica de procedimentos mais simples. […] É um trabalho muito relevante, não é um trabalho social, é um trabalho acadêmico, mas de muita relevância social”, pondera Elizabeth.
Para facilitar a escolha do local de prestação de serviços, o R7 separou quatro exemplos de universidades particulares da capital paulista que oferecem diferentes atendimentos à população. Confira aqui.
FONTE: R7