Notícias

Img

Mais de seis mil doses de vacinas foram distribuídas à população de Breves, município localizado no Arquipélago do Marajó (PA), visando fortalecer a imunização de grupos com maior risco de complicações decorrentes da Influenza.

A ação resultou de uma parceria entre a Rede Mondó e o Instituto Fome de Tudo, que uniram esforços entre o setor privado e público, envolvendo a Dasa e a Secretaria Municipal de Saúde.

Parte das vacinas foi aplicada em um mutirão realizado em dezembro de 2023, envolvendo estudantes do Centro de Atendimento Educacional Especializado Hallef Pinheiro Vasconcelos (CAEE), a única instituição em Breves focada em crianças com deficiência, além de familiares e servidores.

As demais doses foram distribuídas para famílias inseridas no Programa de Combate à Pobreza Extrema da Rede Mondó, bem como para a população ribeirinha e unidades de saúde mais distantes da região central do município. A logística da operação, complexa devido à distância e ao meio de transporte fluvial com viagens de barco que podem durar até 14 horas, foi possível com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Essa iniciativa inédita marca a estreia do Instituto Fome de Tudo no Pará, escolhendo a Rede Mondó como parceira oficial no estado. Todo o processo foi executado de forma gratuita para a população com a doação de cinco mil doses da vacina padrão contra gripe e 1.260 doses da vacina alta dose contra a gripe, provenientes da parceria com a Dasa.

O Instituto Fome de Tudo atua nas áreas de Educação, Empreendedorismo Social, Tecnologia e Inovação, Infraestrutura e Saúde, sendo parceiro da WFP (World Food Programme), a maior agência humanitária das Nações Unidas, vencedora do Nobel da Paz em 2020.

O mutirão das organizações foi uma resposta ao aumento de casos de influenza percebido pelos integrantes da Rede Mondó, que tem a saúde como uma das dimensões de atuação em Breves.

A organização, resultado de uma iniciativa da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), atua para fortalecer comunidades vulneráveis na Amazônia, com projetos divididos em quatro dimensões: Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, sempre pautados na sustentabilidade a longo prazo e com impacto multidimensional.

Essa ação contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU, promovendo saúde (ODS 3) e redução da pobreza (ODS 1).

Leia esta matéria no site Observatório do Terceiro Setor.
Foto: Adobe Stock.

Remodal